Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10548
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sandramartinsvieira.pdf394.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O blog e o processo de letramento e alfabetização
Author: Vieira, Sandra Martins
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Fonseca, Thomaz Spartacus Martins
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pelo(a) candidato(a) ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido na escola em que leciono há dez anos, é uma comunidade carente, que tem na escola uma perspectiva de uma vida melhor. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do segundo ano, tendo utilizado como recursos o núcleo de informática desta referida escola. Este núcleo está bem equipado com 20 computadores, todos funcionando. Temos, às vezes, alguns problemas na rede, mas que são rapidamente resolvidos pela equipe técnica da Prefeitura. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram gratificantes. Foi possível mostrar aos alunos na prática, outras possibilidades de usar as tecnologias da comunicação e informação. Através deste trabalho desenvolvemos atividades de letramento e alfabetização de forma prazerosa e significante para os alunos. Enquanto professora percebi que é possível ir além. São projetos como este que mostram que somos capazes de transformar a educação; que é possível fazer diferente; que as tecnologias presentes em nosso cotidiano, mas ainda muito distante da educação; que devem e precisam ser incorporadas de forma relevante e com os devidos significados em nossa prática pedagógica.
Abstract: -
Keywords: Blog
Alfabetização
Letramento
Tecnologias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10548
Issue Date: 15-Dec-2018
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.