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Clase: Dissertação
Título : O ensino de genética como instrumento de combate à discriminação racial
Autor(es): Gravina, Michele das Graças Pacheco
Orientador: Pereira, Michele Munk
Miembros Examinadores: Yotoko, Karla Suemy Clemente
Miembros Examinadores: Bizarro, Heloisa D'Avila da Silva
Resumo: No Brasil, apesar do mito da existência de uma democracia racial, os vários indicadores sociais ainda apontam para uma diferença marcante entre as condições de vida das populações de negros e brancos; além disso, as relações sociais apresentam-se muitas vezes marcadas pelo preconceito e comportamentos racistas que são adotados e aceitos cotidianamente. Diante da necessidade de garantir a igualdade entre todos os cidadãos brasileiros foram criadas leis tanto para tipificar o crime de discriminação quanto para inserir a dimensão preventiva através da educação - Leis 7716/1989 e 9394/1996, respectivamente. Considerando que ainda é persistente a questão da discriminação racial e avaliando a legislação em vigor, entende-se como necessária a intervenção das diversas áreas do conhecimento, dentro do âmbito escolar, no sentido de prover os alunos de uma formação crítica e voltada ao respeito e valorização da diversidade e dignidade de todo ser humano. Em especial, a biologia, a partir dos conceitos de classificação e diversidade genética, pode ser uma valiosa ferramenta para ajudar os alunos da educação básica a reformular suas concepções a respeito da definição de raça, capacitando-os a perceber a inadequação do termo para populações humanas. O objetivo deste estudo é apresentar uma nova sequência didática para a abordagem de alguns conteúdos curriculares relacionados ao tema de genética no ensino médio, tais como herança poligênica (com ênfase na herança da cor da pele em humanos), genética humana e identidade genômica das espécies. No trabalho aqui proposto foram realizadas ações educativas e investigativas marcadas pelas relações de interação para abordar a temática do racismo, utilizando conhecimentos biológicos para investigar e desconstruir o conceito de existência de raças em humanos. Analisando os dados a partir de elementos como anotações em diário de bordo, desempenho em prova, produção de trabalhos e dados comparativos da aplicação de questionários antes e após a exposição à sequência didática concluímos que o conjunto das atividades propostas melhorou consideravelmente o entendimento dos alunos sobre os conceitos abordados e sobre a não existência de raças biológicas em seres humanos.
Resumen : In Brazil despite the myth of the existence of racial democracy, the several social indicators still point to a significant difference between the living conditions of black and white populations; in addition social relations are often marked by prejudice and racist behavior that is adopted and accepted daily. In view of the need to guarantee equality among all Brazilian citizens, laws were created both to criminalize discrimination and to insert the preventive dimension through education - Laws 7716/1989 and 9394/1996, respectively. Considering that the issue of racial discrimination is still persistent and evaluating the legislation in force, a school intervention is needed, in order to provide students with a critical education focused on respect and value of the diversity and dignity of all humans. In particular, biology´s concepts of classification and genetic diversity, can be a valuable tool to help students of basic education actively to reformulate their conceptions about the race’s definition, enabling them to perceive the inadequacy of the term for populations human beings. The aim of this study is to present a new didactic sequence to approach some curricular contents related to the subject of genetics in high school, such as polygenic inheritance (with emphasis on the inheritance of skin color in humans), human genetics and genomic identity of species . In this work, educational and investigative actions marked by interaction relations which carried out to address the theme of racism, using biological knowledge to investigate and deconstruct the concept of race existence in humans. Analyzing the data from elements such as class diary, test performance, work presentations and comparative data from the application of questionnaires before and at the end of the study, we concluded that the set of activities proposed improved considerably the students' understanding of the concepts addressed and the non-existence of biological races in humans.
Palabras clave : Sequência didática
Genética humana
Evolução humana
Racismo
Didatic sequence
Human genetics
Human evolution
Racism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10539
Fecha de publicación : 5-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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