Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10539
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
micheledasgracaspachecogravina.pdf2.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Michele Munk-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758543H6pt_BR
dc.contributor.referee1Yotoko, Karla Suemy Clemente-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763141P7pt_BR
dc.contributor.referee2Bizarro, Heloisa D'Avila da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760865J0pt_BR
dc.creatorGravina, Michele das Graças Pacheco-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735210Y8pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T14:28:05Z-
dc.date.available2019-08-14-
dc.date.available2019-08-23T14:28:05Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10539-
dc.description.abstractIn Brazil despite the myth of the existence of racial democracy, the several social indicators still point to a significant difference between the living conditions of black and white populations; in addition social relations are often marked by prejudice and racist behavior that is adopted and accepted daily. In view of the need to guarantee equality among all Brazilian citizens, laws were created both to criminalize discrimination and to insert the preventive dimension through education - Laws 7716/1989 and 9394/1996, respectively. Considering that the issue of racial discrimination is still persistent and evaluating the legislation in force, a school intervention is needed, in order to provide students with a critical education focused on respect and value of the diversity and dignity of all humans. In particular, biology´s concepts of classification and genetic diversity, can be a valuable tool to help students of basic education actively to reformulate their conceptions about the race’s definition, enabling them to perceive the inadequacy of the term for populations human beings. The aim of this study is to present a new didactic sequence to approach some curricular contents related to the subject of genetics in high school, such as polygenic inheritance (with emphasis on the inheritance of skin color in humans), human genetics and genomic identity of species . In this work, educational and investigative actions marked by interaction relations which carried out to address the theme of racism, using biological knowledge to investigate and deconstruct the concept of race existence in humans. Analyzing the data from elements such as class diary, test performance, work presentations and comparative data from the application of questionnaires before and at the end of the study, we concluded that the set of activities proposed improved considerably the students' understanding of the concepts addressed and the non-existence of biological races in humans.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, apesar do mito da existência de uma democracia racial, os vários indicadores sociais ainda apontam para uma diferença marcante entre as condições de vida das populações de negros e brancos; além disso, as relações sociais apresentam-se muitas vezes marcadas pelo preconceito e comportamentos racistas que são adotados e aceitos cotidianamente. Diante da necessidade de garantir a igualdade entre todos os cidadãos brasileiros foram criadas leis tanto para tipificar o crime de discriminação quanto para inserir a dimensão preventiva através da educação - Leis 7716/1989 e 9394/1996, respectivamente. Considerando que ainda é persistente a questão da discriminação racial e avaliando a legislação em vigor, entende-se como necessária a intervenção das diversas áreas do conhecimento, dentro do âmbito escolar, no sentido de prover os alunos de uma formação crítica e voltada ao respeito e valorização da diversidade e dignidade de todo ser humano. Em especial, a biologia, a partir dos conceitos de classificação e diversidade genética, pode ser uma valiosa ferramenta para ajudar os alunos da educação básica a reformular suas concepções a respeito da definição de raça, capacitando-os a perceber a inadequação do termo para populações humanas. O objetivo deste estudo é apresentar uma nova sequência didática para a abordagem de alguns conteúdos curriculares relacionados ao tema de genética no ensino médio, tais como herança poligênica (com ênfase na herança da cor da pele em humanos), genética humana e identidade genômica das espécies. No trabalho aqui proposto foram realizadas ações educativas e investigativas marcadas pelas relações de interação para abordar a temática do racismo, utilizando conhecimentos biológicos para investigar e desconstruir o conceito de existência de raças em humanos. Analisando os dados a partir de elementos como anotações em diário de bordo, desempenho em prova, produção de trabalhos e dados comparativos da aplicação de questionários antes e após a exposição à sequência didática concluímos que o conjunto das atividades propostas melhorou consideravelmente o entendimento dos alunos sobre os conceitos abordados e sobre a não existência de raças biológicas em seres humanos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGenética humanapt_BR
dc.subjectEvolução humanapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectDidatic sequencept_BR
dc.subjectHuman geneticspt_BR
dc.subjectHuman evolutionpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO ensino de genética como instrumento de combate à discriminação racialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons