Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10531
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabrielaangeliquedocarmoalves.pdf491.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Shirley - visões da realidade” e Edward Hopper: uma conversa entre telas inserida em sala de aula
Autor(es): Alves, Gabriela Angélique do Carmo
Primeiro Orientador: Caetano, Renata Oliveira
Resumo: Esta é uma pesquisa exploratória que propõe uma análise da cena Hotel Lobby do filme Shirley - Visões da Realidade (2013) dirigido por Gustav Deutsch, buscando fragmentos pertinentes ao conteúdo de arte, objetivando, principalmente, perceber como se dá a construção do imaginário do diretor a respeito do pintor, do mesmo modo, observar e refletir sobre as aplicabilidades destes fragmentos no Ensino Básico ao buscar formas de leitura de imagens na pintura realista de Edward Hopper.
Abstract: This is an exploratory research that proposes an analysis of the Lobby Hotel scene of the film Shirley - Visions of Reality (2013) directed by Gustav Deutsch, seeking fragments pertinent to the content of art, aiming mainly to perceive how the construction of the director's imaginary takes place about the painter, likewise, observe and reflect upon the applicabilities of these fragments in Basic Education by seeking ways of reading images in Edward Hopper's realistic painting.
Palavras-chave: Leitura de imagens
Ensino
Artes visuais
Reading of images
Teaching
Visual arts
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10531
Data do documento: 30-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização Ensino de Artes Visuais



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons