https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10531
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gabrielaangeliquedocarmoalves.pdf | 491.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | “Shirley - visões da realidade” e Edward Hopper: uma conversa entre telas inserida em sala de aula |
Author: | Alves, Gabriela Angélique do Carmo |
First Advisor: | Caetano, Renata Oliveira |
Resumo: | Esta é uma pesquisa exploratória que propõe uma análise da cena Hotel Lobby do filme Shirley - Visões da Realidade (2013) dirigido por Gustav Deutsch, buscando fragmentos pertinentes ao conteúdo de arte, objetivando, principalmente, perceber como se dá a construção do imaginário do diretor a respeito do pintor, do mesmo modo, observar e refletir sobre as aplicabilidades destes fragmentos no Ensino Básico ao buscar formas de leitura de imagens na pintura realista de Edward Hopper. |
Abstract: | This is an exploratory research that proposes an analysis of the Lobby Hotel scene of the film Shirley - Visions of Reality (2013) directed by Gustav Deutsch, seeking fragments pertinent to the content of art, aiming mainly to perceive how the construction of the director's imaginary takes place about the painter, likewise, observe and reflect upon the applicabilities of these fragments in Basic Education by seeking ways of reading images in Edward Hopper's realistic painting. |
Keywords: | Leitura de imagens Ensino Artes visuais Reading of images Teaching Visual arts |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10531 |
Issue Date: | 30-May-2019 |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License