Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10531
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gabrielaangeliquedocarmoalves.pdf491.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: “Shirley - visões da realidade” e Edward Hopper: uma conversa entre telas inserida em sala de aula
Author: Alves, Gabriela Angélique do Carmo
First Advisor: Caetano, Renata Oliveira
Resumo: Esta é uma pesquisa exploratória que propõe uma análise da cena Hotel Lobby do filme Shirley - Visões da Realidade (2013) dirigido por Gustav Deutsch, buscando fragmentos pertinentes ao conteúdo de arte, objetivando, principalmente, perceber como se dá a construção do imaginário do diretor a respeito do pintor, do mesmo modo, observar e refletir sobre as aplicabilidades destes fragmentos no Ensino Básico ao buscar formas de leitura de imagens na pintura realista de Edward Hopper.
Abstract: This is an exploratory research that proposes an analysis of the Lobby Hotel scene of the film Shirley - Visions of Reality (2013) directed by Gustav Deutsch, seeking fragments pertinent to the content of art, aiming mainly to perceive how the construction of the director's imaginary takes place about the painter, likewise, observe and reflect upon the applicabilities of these fragments in Basic Education by seeking ways of reading images in Edward Hopper's realistic painting.
Keywords: Leitura de imagens
Ensino
Artes visuais
Reading of images
Teaching
Visual arts
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10531
Issue Date: 30-May-2019
Appears in Collections:Especialização Ensino de Artes Visuais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons