Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10530
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabrielawanessadesousa.pdf103.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições da arte para uma educação mais inclusiva
Autor(es): Sousa, Gabriela Wanessa de
Primeiro Orientador: Mattos, Carmem Lúcia Altomar
Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre o Ensino da Arte para alunos com necessidades especias nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Procura evidenciar como o Ensino da Arte pode contribuir para tornar a escola um espaço cada vez mais inclusivo, demonstrando as contribuições da arte para os alunos com necessidades especiais, além de mostrar como as atividades artísticas podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: This paper presents reflections on the Teaching of Art for students with special needs in the initial grades of Elementary School. In addition, it seeks to show how Art Teaching can contribute to make school an increasingly inclusive space, demonstrating the contributions of art to students with special needs, besides showing how artistic activities can aid in students' cognitive, psychomotor and social development of the initial grades of Elementary School.
Palavras-chave: Inclusão
Arte
Educação
Inclusion
Art
Education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10530
Data do documento: 8-Jun-2019
Aparece nas coleções:Especialização Ensino de Artes Visuais



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons