https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10522
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
alexandreferreiradasilva.pdf | 377.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Arte & educação: mediar, construir e sensibilizar, qual é a distância? |
Otros títulos : | Art & education: mediate, build and sensitize, which the distance? |
Autor(es): | Silva, Alexandre Ferreira da |
Orientador: | Mattos, Carmem Lúcia Altomar |
Resumo: | O presente percurso busca entendimento acerca de qual é a distância para que a ação de mediação possa ocorrer de forma eficaz. Tal entendimento permitirá conhecer melhores formas de utilizar a Arte como ferramenta efetiva de Educação. Baseados em processo qualitativo de revisão bibliográfica e apresentação de narrativas pessoais e profissionais, trouxemos para esta pesquisa elementos e ocorrências informais, não formais e formais, presenciais e a distância, que nos permitam entender se de fato há um modelo ou momento ideal para se mediar Arte ou mesmo de se educar através da Arte. Observaremos que a própria Arte poderá indicar esse momento nos guiando e orientando baseada na capacidade do professor/mediador. Percebemos que a eficácia do desenvolvimento da mediação está além dos espaços ditos formais ou mesmo independe destes. Concluímos então, a partir das reflexões possibilitadas neste percurso, que a mediação pode estar presente em qualquer espaço e em qualquer tempo, pois tem como suporte básico a capacidade do mediador em adequar-se ao momento e conteúdo a ser mediado. |
Resumen : | The present research aims to understand how is the distance for the mediation action to take place effectively. Such understanding will provide better ways to use Art as an effective tool of Education. Based on a qualitative process of bibliographical revision and presentation of personal and professional narratives, we have brought to this research elements and occurrences that are informal, non formal, formal, in class and distance learning, which allow us to understand if there is in fact an ideal model or moment to mediate Art or even to educate through Art. We note that Art itself may indicate this moment guiding and orienting us based on the capacity of the teacher / mediator. We realize that the effectiveness of the development of mediation is beyond or even independent of formal locations. We conclude that, based on the results obtained from this research, mediation can take place in any location and at any time, since it has as basic support the ability of the mediator to adapt to the moment and program content to be mediated. |
Palabras clave : | Mediação Educação Arte-educação Sensibilização Narrativas Mediation Education Art-education Sensitize Narratives |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10522 |
Fecha de publicación : | 8-jun-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons