Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10499
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudioluizmotasimoesmelo.pdf2.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de arte além da sala de aula: negociações, deslocamentos e apropriações
Autor(es): Melo, Cláudio Luiz Mota Simões
Primeiro Orientador: Egas, Olga Maria Botelho
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar uma experiência do ensino de Arte na Escola Estadual Francisco Bernardino, em Juiz de Fora/MG, no período entre setembro de 2016 e dezembro de 2018. Ao expor a experiência, são propostas reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem, utilizando o Hip Hop e o graffiti. Procura, ainda, contribuir, suscitando perspectivas e estratégias metodológicas de docência que reconheçam o pertencimento do aluno e do professor à escola e a necessidade de afetar e ser afetado pelo ensino de Arte. Trata-se do resultado acadêmico sobre uma prática que exigiu a pesquisa da própria ação, consolidando-se,neste artigo, escrito em primeira pessoa, que convida o leitor a navegar nessa experiência e lança questões para produções acadêmicas futuras.
Abstract: -
Palavras-chave: Graffiti
Hip Hop
Ensino de arte
Relato de experiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10499
Data do documento: 30-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização Ensino de Artes Visuais



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons