Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10499
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudioluizmotasimoesmelo.pdf2.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ensino de arte além da sala de aula: negociações, deslocamentos e apropriações
Author: Melo, Cláudio Luiz Mota Simões
First Advisor: Egas, Olga Maria Botelho
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar uma experiência do ensino de Arte na Escola Estadual Francisco Bernardino, em Juiz de Fora/MG, no período entre setembro de 2016 e dezembro de 2018. Ao expor a experiência, são propostas reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem, utilizando o Hip Hop e o graffiti. Procura, ainda, contribuir, suscitando perspectivas e estratégias metodológicas de docência que reconheçam o pertencimento do aluno e do professor à escola e a necessidade de afetar e ser afetado pelo ensino de Arte. Trata-se do resultado acadêmico sobre uma prática que exigiu a pesquisa da própria ação, consolidando-se,neste artigo, escrito em primeira pessoa, que convida o leitor a navegar nessa experiência e lança questões para produções acadêmicas futuras.
Abstract: -
Keywords: Graffiti
Hip Hop
Ensino de arte
Relato de experiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10499
Issue Date: 30-May-2019
Appears in Collections:Especialização Ensino de Artes Visuais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons