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Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira escolar: a noção de poupança no ensino fundamental
Autor(es): Silva, Luciana Maria da
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Pessoa, Cristiane
Membro da banca: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Resumo: A presente pesquisa sobre Educação Financeira Escolar foi desenvolvida na área de Educação Matemática e teve como foco a noção de poupança. A investigação teve como objetivo elaborar um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, sobre a noção de poupança para estudantes do Ensino Fundamental. O estudo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa de investigação e utilizou uma pesquisa de campo com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Fortaleza para validar as tarefas e obter informações sobre a produção de significados dos participantes. A análise da produção de significados dos estudantes foi feita a partir das noções-categorias do Modelo dos Campos Semânticos quando eles foram submetidos à resolução das tarefas. Suas ações enunciativas sugeriram que os estudantes consideram importante ter uma reserva financeira e compreendem poupança como investimento e ato de guardar dinheiro. As tarefas tinham as características de estimular a produção de significados, a partir de textos que abordavam situações-problema do cotidiano dos alunos e questões abertas que admitem respostas variadas sem julgamento de valor para as soluções.O conjunto de tarefas culminou em um produto educacional para uso nas salas de aula de matemática do Ensino Fundamental.
Abstract: The present research on Financial Education School was developed in the area of mathematics education and had as its focus the notion of saving. The research objective was to develop a set of tasks, referenced theoretically, on the concept of saving for elementary school students. The study was characterized by a qualitative approach to research and used a field research with students in the eighth year of elementary education in a public school in the city of Fortaleza to validate the tasks and obtain information about the production of meanings of the participants. The analysis of the production of meanings of the students was made from the notions-categories of the Model of the Semantic Fields, when they were submitted to the resolution of the tasks. Its enunciative actions were designed to reflect the financial situation and the savings as an investment and the act of saving money. The tasks had as characteristics to stimulate the production of meanings, from the texts they approached situations-problems of the daily of the students and open questions that admit varied answers without judgment of value for the solutions. The set of tasks culminated in an educational product for use in Mathematics classrooms of Elementary School.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação financeira escolar
Ensino fundamental
Poupança
Produção de significados
Mathematics education
Financial school education
Elementary education
Savings
Production of meaning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10482
Data do documento: 29-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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