Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10482
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lucianamariadasilva.pdf4.6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Pessoa, Cristiane-
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Cristina Araújo de-
dc.creatorSilva, Luciana Maria da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T14:10:47Z-
dc.date.available2019-06-17-
dc.date.available2019-08-14T14:10:47Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10482-
dc.description.abstractThe present research on Financial Education School was developed in the area of mathematics education and had as its focus the notion of saving. The research objective was to develop a set of tasks, referenced theoretically, on the concept of saving for elementary school students. The study was characterized by a qualitative approach to research and used a field research with students in the eighth year of elementary education in a public school in the city of Fortaleza to validate the tasks and obtain information about the production of meanings of the participants. The analysis of the production of meanings of the students was made from the notions-categories of the Model of the Semantic Fields, when they were submitted to the resolution of the tasks. Its enunciative actions were designed to reflect the financial situation and the savings as an investment and the act of saving money. The tasks had as characteristics to stimulate the production of meanings, from the texts they approached situations-problems of the daily of the students and open questions that admit varied answers without judgment of value for the solutions. The set of tasks culminated in an educational product for use in Mathematics classrooms of Elementary School.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa sobre Educação Financeira Escolar foi desenvolvida na área de Educação Matemática e teve como foco a noção de poupança. A investigação teve como objetivo elaborar um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, sobre a noção de poupança para estudantes do Ensino Fundamental. O estudo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa de investigação e utilizou uma pesquisa de campo com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Fortaleza para validar as tarefas e obter informações sobre a produção de significados dos participantes. A análise da produção de significados dos estudantes foi feita a partir das noções-categorias do Modelo dos Campos Semânticos quando eles foram submetidos à resolução das tarefas. Suas ações enunciativas sugeriram que os estudantes consideram importante ter uma reserva financeira e compreendem poupança como investimento e ato de guardar dinheiro. As tarefas tinham as características de estimular a produção de significados, a partir de textos que abordavam situações-problema do cotidiano dos alunos e questões abertas que admitem respostas variadas sem julgamento de valor para as soluções.O conjunto de tarefas culminou em um produto educacional para uso nas salas de aula de matemática do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPoupançapt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectFinancial school educationpt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectSavingspt_BR
dc.subjectProduction of meaningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação financeira escolar: a noção de poupança no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons