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Tipo: Dissertação
Título: Construção das identidades de educadoras: uma perspectiva montessoriana
Autor(es): Carneiro, Carla Toscano
Primeiro Orientador: Marques, Luciana Pacheco
Membro da banca: Monteiro, Sandrelena da Silva
Membro da banca: Albuquerque, Andrea Serpa
Resumo: No momento atual, as educadoras vivem confrontos diários surgidos através dos desafios cotidianos da prática pedagógica que surgem em detrimento a diversas demandas de um determinado contexto social, político e econômico. Algumas instituições de ensino estabelecem metodologias inovadoras que propõem lógicas de espaçotempo diferenciadas, assim como as que utilizam a perspectiva Montessori. Nesse sentido, torna-se importante conhecer os processos identitários que são construídos pelas educadoras montessorianas frente aos desafios postos por meio do processo ensinoaprendizagem. Logo, a questão desta pesquisa é “Como se constitui as identidades das educadoras que atuam numa perspectiva montessoriana?”. Este estudo pretende, assim, compreender a identidade de educadoras da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental, da coordenação e da direção que atuam numa perspectiva montessoriana. Educadora, neste trabalho, foi compreendida em sua ampla atuação, conforme os preceitos de Paulo Freire. A fundamentação teórica está alinhada com as ideias de Paulo Freire e Antônio Nóvoa quanto ao “ser educadora”; de Stuart Hall, Mylene Santiago, Abdeljalil Akkari, Luciana Marques, Paulo Freire, Jorge Larrosa e Marli André para apontar sobre a identidade; e Paula Lillard e Maria Montessori sobre educadora montessoriana. A abordagem metodológica adotada é a investigação narrativa com base em Inês Barbosa, Jorge Larrosa e Nilda Alves, tendo como estratégias a observação do cotidiano escolar e das narrativas autobiográficas de seis educadoras montessorianas de uma escola particular e montessoriana do município de Juiz de Fora, tendo ainda sido realizada uma roda de conversa com tais educadoras. Ao findar a pesquisa, compreendemos que a incompletude das educadoras é uma marca em busca por mais conhecimento na área da educação sobre o desenvolvimento da criança e a perspectiva montessoriana; por isso encontram-se sempre em formação continuada, visando atender as demandas da diversidade do contexto escolar. Sua formação acontece imbricada com a prática em sala de aula e com o ser sujeito na vida em sociedade, perfilado na perspectiva de “ser”, “sendo” no cotidiano da vida, constituindo-se em sujeito pós-moderno na construção de sua identidade.
Abstract: At the current moment, educators live daily confrontations coming through the daily challenges of pedagogical practice that arise in detriment to the diverse demands of a certain social, political and economic context. Some educational institutions establish innovative methodologies that propose differentiated space logics, as well as those that use the Montessori perspective. In this sense, it becomes important to know the identity processes that are built by the Montessor educators in face of the challenges displayed through the teaching-learning process. Therefore, the question of this research is "How are the identities of the educators who act in a Montessori perspective constituted?" The purpose of this study is to understand the identity of early childhood educators, the early years of elementary school, the coordination and direction that work in a Montessor perspective. Educator, in this work, was understood in its broad performance, according to the precepts of Paulo Freire. The theoretical basis is aligned with the ideas of Paulo Freire and Antônio Nóvoa regarding "being educators"; of Stuart Hall, Mylene Santiago, Abdeljalil Akkari, Luciana Marques, Paulo Freire, Jorge Larrosa and Marli André to point out the identity; and Paula Lillard and Maria Montessori on the Montessori educator. The methodological approach adopted is the narrative based on Inês Barbosa, Jorge Larrosa and Nilda Alves, whose strategies are the observation of school daily life and the autobiographical narratives of six Montessor educators from a private and Montessor school in the city of Juiz de Fora. A conversation was held with such educators. At the end of the research. we understand that the incompleteness of educators is a brand in search of more knowledge in the area of education on child development and the Montessorian perspective; so they are always in continuous formation, aiming to meet the demands of the diversity of the school context. Its formation is imbricated with the practice in the classroom and with the being in the life in society, profiled in the perspective of being: being in the daily life, constituting themselves in a post modern individual in the formationg of their identity.
Palavras-chave: Identidade
Professor
Montessori
Narrativa
Identity
Teacher
Montessori
Narrative
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10480
Data do documento: 22-Mar-2019
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