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dc.contributor.advisor1Marques, Luciana Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.referee2Albuquerque, Andrea Serpa-
dc.creatorCarneiro, Carla Toscano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T14:09:25Z-
dc.date.available2019-06-17-
dc.date.available2019-08-14T14:09:25Z-
dc.date.issued2019-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10480-
dc.description.abstractAt the current moment, educators live daily confrontations coming through the daily challenges of pedagogical practice that arise in detriment to the diverse demands of a certain social, political and economic context. Some educational institutions establish innovative methodologies that propose differentiated space logics, as well as those that use the Montessori perspective. In this sense, it becomes important to know the identity processes that are built by the Montessor educators in face of the challenges displayed through the teaching-learning process. Therefore, the question of this research is "How are the identities of the educators who act in a Montessori perspective constituted?" The purpose of this study is to understand the identity of early childhood educators, the early years of elementary school, the coordination and direction that work in a Montessor perspective. Educator, in this work, was understood in its broad performance, according to the precepts of Paulo Freire. The theoretical basis is aligned with the ideas of Paulo Freire and Antônio Nóvoa regarding "being educators"; of Stuart Hall, Mylene Santiago, Abdeljalil Akkari, Luciana Marques, Paulo Freire, Jorge Larrosa and Marli André to point out the identity; and Paula Lillard and Maria Montessori on the Montessori educator. The methodological approach adopted is the narrative based on Inês Barbosa, Jorge Larrosa and Nilda Alves, whose strategies are the observation of school daily life and the autobiographical narratives of six Montessor educators from a private and Montessor school in the city of Juiz de Fora. A conversation was held with such educators. At the end of the research. we understand that the incompleteness of educators is a brand in search of more knowledge in the area of education on child development and the Montessorian perspective; so they are always in continuous formation, aiming to meet the demands of the diversity of the school context. Its formation is imbricated with the practice in the classroom and with the being in the life in society, profiled in the perspective of being: being in the daily life, constituting themselves in a post modern individual in the formationg of their identity.pt_BR
dc.description.resumoNo momento atual, as educadoras vivem confrontos diários surgidos através dos desafios cotidianos da prática pedagógica que surgem em detrimento a diversas demandas de um determinado contexto social, político e econômico. Algumas instituições de ensino estabelecem metodologias inovadoras que propõem lógicas de espaçotempo diferenciadas, assim como as que utilizam a perspectiva Montessori. Nesse sentido, torna-se importante conhecer os processos identitários que são construídos pelas educadoras montessorianas frente aos desafios postos por meio do processo ensinoaprendizagem. Logo, a questão desta pesquisa é “Como se constitui as identidades das educadoras que atuam numa perspectiva montessoriana?”. Este estudo pretende, assim, compreender a identidade de educadoras da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental, da coordenação e da direção que atuam numa perspectiva montessoriana. Educadora, neste trabalho, foi compreendida em sua ampla atuação, conforme os preceitos de Paulo Freire. A fundamentação teórica está alinhada com as ideias de Paulo Freire e Antônio Nóvoa quanto ao “ser educadora”; de Stuart Hall, Mylene Santiago, Abdeljalil Akkari, Luciana Marques, Paulo Freire, Jorge Larrosa e Marli André para apontar sobre a identidade; e Paula Lillard e Maria Montessori sobre educadora montessoriana. A abordagem metodológica adotada é a investigação narrativa com base em Inês Barbosa, Jorge Larrosa e Nilda Alves, tendo como estratégias a observação do cotidiano escolar e das narrativas autobiográficas de seis educadoras montessorianas de uma escola particular e montessoriana do município de Juiz de Fora, tendo ainda sido realizada uma roda de conversa com tais educadoras. Ao findar a pesquisa, compreendemos que a incompletude das educadoras é uma marca em busca por mais conhecimento na área da educação sobre o desenvolvimento da criança e a perspectiva montessoriana; por isso encontram-se sempre em formação continuada, visando atender as demandas da diversidade do contexto escolar. Sua formação acontece imbricada com a prática em sala de aula e com o ser sujeito na vida em sociedade, perfilado na perspectiva de “ser”, “sendo” no cotidiano da vida, constituindo-se em sujeito pós-moderno na construção de sua identidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectMontessoript_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectMontessoript_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConstrução das identidades de educadoras: uma perspectiva montessorianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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