https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1046
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
angelavieiracampos.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Os sentidos do fogo: corpo e otredad em Salamandra, de Octavio Paz |
Author: | Campos, Ângela Vieira |
First Advisor: | Furtado, Fernando Fábio Fiorese |
Referee Member: | Coelho, Olga Valeska Soares |
Referee Member: | Cyntrão, Sylvia Helena |
Referee Member: | Guimarães, André Monteiro |
Resumo: | A tese propõe um diálogo entre poesia e filosofia, com o objetivo de analisar os poemas do livro Salamandra, de Octavio Paz e de demonstrar a construção do corpo em sua relação com o conceito de otredad, evidenciado pelo autor em suas obras críticas. A partir do poema "Noche en claro", destaca-se, inicialmente, o diálogo de Paz com o movimento surrealista e se estabelecem outras discussões tais como a relação do eu-lírico com o tempo e com o corpo da cidade. Considera-se ainda a otredad na perspectiva da conciliação dos opostos, observando-se as relações analógicas entre microcosmos e macrocosmos. Nesse sentido, procede-se à análise dos poemas que apontam para a conexão entre o corpo humano e a natureza. Por fim, discute-se o poema "Salamandra", considerando-se a multiplicidade de corpos que o atravessa, bem como as proliferações do signo do animal que se desdobra a partir dos conhecimentos da alquimia presentes nesse texto. Todos esses movimentos de leitura têm o fogo como um elemento direcionador, seja para se pensar o corpo em sua dupla chama de amor e de erotismo, conforme o demonstra Octavio Paz em sua obra, seja para designar o devir, conforme o pensamento de Heráclito, ou mesmo para se abrir a uma poética do fogo, para se pensar com Gaston Bachelard. Os poemas e os textos críticos de Paz suscitam, ainda, o pensamento sobre a vitalidade e a potência dos corpos, para tanto, tornou-se necessário abordar as obras de pensadores como Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. |
Abstract: | This thesis proposes a dialogue between poetry and philosophy, aiming at analyzing the book Salamandra by Octavio Paz, and also showing the construction of the body in relation to the otredad concept, which is evident in this author‘s critical works. From ―Noche en claro‖ poem, the dialogue between Paz and the surreal movement is initially highlighted, and other discussions are established, such as the relationship between the lyric ―I‖, time and the city body. Otredad is also considered in the perspective of an opposite conciliation taking into account the analogical relations between microcosms and macrocosms. Then, in this sense, the poems analysis point to the connection of the human body with nature. In the end, Salamandra poem is discussed concerning the multiplicity of bodies that pass by it, as well as proliferations of the animal sign unfolded from the Alchemy knowledges in the text. All these reading movements have the fire as a directing element, either in order to consider the body with its dual flame of love and eroticism, as Octavio Paz demonstrates in his works, or to nominate the ―devenir‖ according to Heraclito‘s thought, or even to open a fire poetics, considering Gaston Bachelard‘s term. Paz‘s poems and critical texts also arise the thought about the bodies‘ vitality and power, so it was necessary to approach works by Nietzche, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Félix Guattari. |
Keywords: | corpo otredad erotismo poesia filosofia fogo Body Eotredad Eroticism Poetry Philosophy Fire |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1046 |
Issue Date: | 4-Apr-2013 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.