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dc.contributor.advisor1Guerra, Márcio de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7660834171810480pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes Filho, Boanerges Balbino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7220002011770409pt_BR
dc.contributor.referee2Bedendo, Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2529403273357361pt_BR
dc.creatorGuedes, Lucas da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1672177956130353pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-08T16:38:53Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-08-08T16:38:53Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10410-
dc.description.abstractCommunication is present in all human relationships as well as organizations. Without one, the other is not structured and does not hold. With the dissemination of Information and Communication Technologies (ICTs), the roles that delineate this interface merge, allowing the receiver to be the emitter and vice versa. In the organizational environment, this transformation implies in realizing the communicational potential of the internal public and how it can be managed strategically, in order to be channeled in favor of the organizational objectives. The present study seeks to understand this process through the experience of the Regional Center for Innovation and Technology Transfer (Critt) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), analyzing its internal communication actions and the perception that internal employees have of these, as well as to present possibilities of continuous improvement in this action, establishing bases and introducing a process of creation of an Internal Communication Plan of the Center.pt_BR
dc.description.resumoA comunicação está presente em todas as relações humanas, assim como as organizações. Sem uma, a outra não se estrutura e não se mantém. Com a disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), os papéis que delineiam essa interface se mesclaram, permitindo ao receptor ser emissor e vice-versa. No ambiente organizacional essa transformação implica em perceber o potencial comunicacional do público interno e como este pode ser gerenciado estrategicamente, de forma a ser canalizado em prol dos objetivos organizacionais. O presente estudo busca compreender esse processo por meio da experiência do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), analisando suas ações de comunicação interna e a percepção que os colaboradores internos têm destas, bem como apresentar possibilidades de melhoria contínua nessa atuação, estabelecendo bases e introduzindo um processo de criação de um Plano de Comunicação Interna do Centro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectCrittpt_BR
dc.subjectOrganizational communicationpt_BR
dc.subjectInternal communicationpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectCrittpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleCaminhos da comunicação no ambiente de inovação: analisando as estratégias de comunicação interna do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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