Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10410
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucasdacostaguedes.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caminhos da comunicação no ambiente de inovação: analisando as estratégias de comunicação interna do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)
Autor(es): Guedes, Lucas da Costa
Primeiro Orientador: Guerra, Márcio de Oliveira
Membro da banca: Lopes Filho, Boanerges Balbino
Membro da banca: Bedendo, Ricardo
Resumo: A comunicação está presente em todas as relações humanas, assim como as organizações. Sem uma, a outra não se estrutura e não se mantém. Com a disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), os papéis que delineiam essa interface se mesclaram, permitindo ao receptor ser emissor e vice-versa. No ambiente organizacional essa transformação implica em perceber o potencial comunicacional do público interno e como este pode ser gerenciado estrategicamente, de forma a ser canalizado em prol dos objetivos organizacionais. O presente estudo busca compreender esse processo por meio da experiência do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), analisando suas ações de comunicação interna e a percepção que os colaboradores internos têm destas, bem como apresentar possibilidades de melhoria contínua nessa atuação, estabelecendo bases e introduzindo um processo de criação de um Plano de Comunicação Interna do Centro.
Abstract: Communication is present in all human relationships as well as organizations. Without one, the other is not structured and does not hold. With the dissemination of Information and Communication Technologies (ICTs), the roles that delineate this interface merge, allowing the receiver to be the emitter and vice versa. In the organizational environment, this transformation implies in realizing the communicational potential of the internal public and how it can be managed strategically, in order to be channeled in favor of the organizational objectives. The present study seeks to understand this process through the experience of the Regional Center for Innovation and Technology Transfer (Critt) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), analyzing its internal communication actions and the perception that internal employees have of these, as well as to present possibilities of continuous improvement in this action, establishing bases and introducing a process of creation of an Internal Communication Plan of the Center.
Palavras-chave: Comunicação organizacional
Comunicação interna
Planejamento estratégico
Endomarketing
Critt
Organizational communication
Internal communication
Strategic planning
Endomarketing
Critt
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10410
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:Jornalismo - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons