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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro
Author: Ferreira, Caroline da Silva
First Advisor: Caravela, Gabriela Borges Martins
Referee Member: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Referee Member: Resende, Vitor Lopes
Resumo: Com a criação e ascensão da internet, diversas mudanças foram causadas na grande mídia e na relação dela com público, que atingiu um patamar de mais igualdade perante os produtores de conteúdo. Visto que o consumidor conquistou espaço e se desenvolveu como parte integrante de um todo nas produções, a mídia precisou elaborar estratégias que ampliassem o leque de informações sobre os produtos, mantendo cativa a atenção deles. Ao mesmo tempo, os fãs estiveram em posição de produtores por diversas vezes por intermédio da internet, elaborando blogs, fóruns, fandons e fanfiction destas produções que acompanhavam. Muitas destas produções, começaram por hobbie e posteriormente se profissionalizaram. Em sua profissionalização, estes produtos presentes na internet também precisaram se reinventar utilizando estratégias para a manutenção de seu público. A transmidiação, ocorrida nestes blogs, como a blogueira Karol Pinheiro é utilizada para ampliar o repertório interpretativos dos fãs em relação à marca. Na análise da blogueira Karol Pinheiro realizada a partir da amostra de do mês de agosto de 2017 foi possível compreender as estratégias utilizadas na produção de conteúdos transmidiáticos para o blog e as redes sociais que promovem o engajamento do público e das fãs.
Abstract: With the creation and rise of the internet, several changes have happened on the mainstream media and in its relationship with the public, which reached a level of more equality forwards the content producers. As the public has gained space and also developed as an integral part of a production whole, the media needed to devise strategies that would broaden the range of product information while keeping their attention captive. At the same time, fans employed a position of producers several times through the internet, creating blogs, forums, fandons and fanfiction of these productions that they followed. Many of these productions, which began as hobbies, later became professionalized and, in their professionalization, these products present on the internet, also had to reinvent themselves by using strategies for the maintenance of their public. According to the analysis of the brand “Karol Pinheiro”, made through the sample of August, 2017, it was possible to understand the strategies used in the production of transmethial content for the blog, as well as the social networks which promote the engagement of the public in order to expand the interpretive repertoire of fans to the brand.
Keywords: Convergência midiática
Transmidiação
Cultura de fãs
Karol Pinheiro
Media convergence
Transmidiation
Fan culture
Karol Pinheiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10397
Issue Date: 14-Dec-2017
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