Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10375
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danilohenriqueterraloiola.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O meme como processo comunicacional
Autor(es): Loiola, Danilo Henrique Terra
Primeiro Orientador: Caravela, Gabriela Borges
Membro da banca: Linhares, Lara
Membro da banca: Thomé, Cláudia de Albuquerque
Resumo: O presente trabalho visa discutir sobre a forma de representação e a produção de sentido que os memes, produto humorístico muito comum na internet, apresentam, a partir da análise de memes que surgiram de reportagens jornalísticas. Os memes tem potencial de viralização enorme na rede e isso proporciona com que muitas pessoas tenham acesso a um conteúdo em questão de horas. A cultura da conexão em que vivemos hoje, com a acessão dos smartphones e a tecnologia de rede de dados móveis, criou várias oportunidades para a produção de conteúdo instantâneo, como o meme. Dividida em 3 partes, a monografia apresenta uma contextualização sobre a cultura da conexão e suas principais características, o que é o meme e como conteúdo mudou de sentido ao longo do tempo e a análise de três memes que surgiram de materiais jornalísticos da televisão.
Abstract: The present work aims at discussing the form of representation and the production of meaning that memes, a humorous product very common on the internet, present, from the analysis of memes that have arisen from journalistic reports. Memes have huge viralization potential on the network and this provides many people with access to content in a matter of hours. The culture of the connection we live in today, with smartphone access and mobile data network technology, has created many opportunities for the production of instant content, such as the meme. Divided into 3 parts, the monograph presents a contextualization on the culture of the connection and its main characteristics, what is the meme and how content has changed meaning over time and the analysis of three memes that have emerged from television journalistic materials.
Palavras-chave: Meme
Cultura da conexão
Humor
Jornalismo
Conteúdo viral
Meme
Connection culture
Humor
Journalism
Viral content
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10375
Data do documento: 19-Jul-2018
Aparece nas coleções:Jornalismo - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons