https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10355
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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lauragiselesouzadossantos.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Khmer Vermelho e o cinema de Rithy Panh: uma análise das relações entre cinema, memória e identidade social |
Autor(es): | Santos, Laura Gisele Souza dos |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Cristiano José |
Membro da banca: | Lopes, Érika Savernini |
Membro da banca: | Leal, Paulo Roberto Figueira |
Resumo: | O cinema não apenas retrata a realidade, mas carrega intrinsecamente um viés ideológico: o real é construído por uma visão subjetiva dos seus realizadores. Partindo desse pressuposto, analisado pelas teorias de Kracauer (1966), Furhammar e Isaksson (1976) e Ferro (1975) este trabalho busca identificar as interseções entre cinema, história, política e memória nas obras de Rithy Panh, cineasta que tem um papel essencial na reconstrução da memória do povo cambojano após a revolução comunista de 1975. Os estudos de Halbwachs (2004), Pollak (1992, 2006, 2010) e Nora (1993) dão direcionamento para entender os questionamentos sobre memória dentro das obras de Panh, como os processos de esquecimento e silenciamento e as formas de enquadramento da memória e de ascensão das memórias subterrâneas. Através da análise do filme ―A Imagem que Falta‖ (Panh, 2013), é possível compreender os mecanismos de construção estética e narrativa em favor do viés político e memorial de sua obra, como a utilização dos bonecos de argila, as metáforas imagéticas, o som e os arquivos que trabalham com uma lógica de ressignificação e a forma poética de trazer dignidade às memórias negligenciadas. |
Abstract: | Cinema not only portrays reality, but intrinsically carries an ideological bias: what is real is constructed by a subjective vision of its filmmakers. Based on the assumptions made by Kracauer (1966), Furhammar and Isaksson (1976) and Ferro (1975), this work seeks to identify the intersections between cinema, history, politics and memory in the works of Rithy Panh, a filmmaker who plays an essential role in the reconstruction of the Cambodian people‘s memory after the communist revolution in 1975. The studies of Halbwachs (2004), Pollak (1992, 2006, 2010) and Nora (1993) give directions to understand the questions about memory within the works of Panh, as the processes of forgetting and silencing, and the ways of framing memory and the rise of subterranean memories. Through the analysis of the film "The Missing Picture" (Panh, 2013), it is possible to understand the mechanisms of aesthetic and narrative construction in favor of the political and memorial bias of his work, such as the use of clay figures, imagery metaphors, the sound and the archives that work with a logic of resignification and the poetic way of bringing dignity to neglected memories. |
Palavras-chave: | Memória Rithy Panh Khmer Vermelho Cinema cambojano Política Memory Rithy Panh Khmer Vermelho Cambodian cinema Politics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10355 |
Data do documento: | 11-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Jornalismo - TCC Graduação |
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