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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Cristiano José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2088876547211993pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Érika Savernini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5130539919434347pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598pt_BR
dc.creatorSantos, Laura Gisele Souza dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2643154206461820pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-07T17:29:01Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-08-07T17:29:01Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10355-
dc.description.abstractCinema not only portrays reality, but intrinsically carries an ideological bias: what is real is constructed by a subjective vision of its filmmakers. Based on the assumptions made by Kracauer (1966), Furhammar and Isaksson (1976) and Ferro (1975), this work seeks to identify the intersections between cinema, history, politics and memory in the works of Rithy Panh, a filmmaker who plays an essential role in the reconstruction of the Cambodian people‘s memory after the communist revolution in 1975. The studies of Halbwachs (2004), Pollak (1992, 2006, 2010) and Nora (1993) give directions to understand the questions about memory within the works of Panh, as the processes of forgetting and silencing, and the ways of framing memory and the rise of subterranean memories. Through the analysis of the film "The Missing Picture" (Panh, 2013), it is possible to understand the mechanisms of aesthetic and narrative construction in favor of the political and memorial bias of his work, such as the use of clay figures, imagery metaphors, the sound and the archives that work with a logic of resignification and the poetic way of bringing dignity to neglected memories.pt_BR
dc.description.resumoO cinema não apenas retrata a realidade, mas carrega intrinsecamente um viés ideológico: o real é construído por uma visão subjetiva dos seus realizadores. Partindo desse pressuposto, analisado pelas teorias de Kracauer (1966), Furhammar e Isaksson (1976) e Ferro (1975) este trabalho busca identificar as interseções entre cinema, história, política e memória nas obras de Rithy Panh, cineasta que tem um papel essencial na reconstrução da memória do povo cambojano após a revolução comunista de 1975. Os estudos de Halbwachs (2004), Pollak (1992, 2006, 2010) e Nora (1993) dão direcionamento para entender os questionamentos sobre memória dentro das obras de Panh, como os processos de esquecimento e silenciamento e as formas de enquadramento da memória e de ascensão das memórias subterrâneas. Através da análise do filme ―A Imagem que Falta‖ (Panh, 2013), é possível compreender os mecanismos de construção estética e narrativa em favor do viés político e memorial de sua obra, como a utilização dos bonecos de argila, as metáforas imagéticas, o som e os arquivos que trabalham com uma lógica de ressignificação e a forma poética de trazer dignidade às memórias negligenciadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRithy Panhpt_BR
dc.subjectKhmer Vermelhopt_BR
dc.subjectCinema cambojanopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectRithy Panhpt_BR
dc.subjectKhmer Vermelhopt_BR
dc.subjectCambodian cinemapt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO Khmer Vermelho e o cinema de Rithy Panh: uma análise das relações entre cinema, memória e identidade socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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