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Tipo: Dissertação
Título: A política pública de inclusão educacional de pessoas com deficiência na rede pública municipal de Santo André
Autor(es): Sousa, Janaina Efigenia de
Primeiro Orientador: Fernandes, Dmitri Cerboncini
Membro da banca: Tavares Júnior, Fernando
Membro da banca: Bezerra, Arthur Coelho
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo avaliar a eficiência da política pública de inclusão de pessoas com deficiência nas salas de aula regulares em Santo André - SP, implantada em 2000. A avaliação tem dimensão municipal, visto que parte da análise da implantação do CADE (Centro de Atenção ao Desenvolvimento Educacional), departamento da Secretaria Municipal de Educação responsável por avaliar os alunos com deficiência, promover a sua inclusão nas escolas, acompanhar o seu desenvolvimento e possibilitar a capacitação profissional dos educadores, dando-lhes o suporte necessário para a sua prática. Na sua trajetória, o CADE promoveu a ampliação no número de inclusões nas escolas do município, que passou de 50, em 2000, para 950, em 2011. Ao longo dos capítulos, foram descritos fatores que possibilitaram esse crescimento em número de atendimentos; dados sobre a implantação e o desenvolvimento da política no município e formação docente relacionada à temática da inclusão; dados e análise da pesquisa aplicada a uma mostra de professores da rede; reflexões com a finalidade de analisar os pontos positivos e negativos do processo e, sobretudo, proposição de ações que permitam a melhoria da política na cidade, mediante o aprimoramento e amparo ao trabalho docente.
Abstract: This research aims to evaluate the effectiveness of public policy on inclusion of people with disabilities in regular classrooms in Santo André - SP, deployed in 2000. The evaluation has a municipal dimension, as part of the analysis of the implementation of CADE (Centro de Atenção ao Desenvolvimento Educacional), section of the Department of Municipal Education responsible for assessing students with disabilities, promoting their inclusion in schools, monitoring their development and enableing the training of educators, giving them the necessary support for your practice. In its trajectory, CADE promoted the expansion in the number of inclusions in the schools of the county, from 50 in 2000 to 950 in 2011. Throughout the chapters, were described factors that enabled this growth in the number of visits, data on implementation and policy development in the municipality and teacher training related to the theme of inclusion, data and research analysis applied to a sample of school teachers; reflections in order to analyze the strengths and weaknesses of the processand and, especially, propose actions that allow the improvement of the policy in the city, by the improvement and support of teachers work.
Palavras-chave: Educação
Inclusão
Diversidade
Education
Inclusion
Diversity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1034
Data do documento: 16-Ago-2013
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