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dc.contributor.advisor1Fernandes, Dmitri Cerboncini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779437P6pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Arthur Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227499H8pt_BR
dc.creatorSousa, Janaina Efigenia de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4957826Z2pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:44:12Z-
dc.date.available2016-03-28-
dc.date.available2016-04-24T02:44:12Z-
dc.date.issued2013-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1034-
dc.description.abstractThis research aims to evaluate the effectiveness of public policy on inclusion of people with disabilities in regular classrooms in Santo André - SP, deployed in 2000. The evaluation has a municipal dimension, as part of the analysis of the implementation of CADE (Centro de Atenção ao Desenvolvimento Educacional), section of the Department of Municipal Education responsible for assessing students with disabilities, promoting their inclusion in schools, monitoring their development and enableing the training of educators, giving them the necessary support for your practice. In its trajectory, CADE promoted the expansion in the number of inclusions in the schools of the county, from 50 in 2000 to 950 in 2011. Throughout the chapters, were described factors that enabled this growth in the number of visits, data on implementation and policy development in the municipality and teacher training related to the theme of inclusion, data and research analysis applied to a sample of school teachers; reflections in order to analyze the strengths and weaknesses of the processand and, especially, propose actions that allow the improvement of the policy in the city, by the improvement and support of teachers work.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo avaliar a eficiência da política pública de inclusão de pessoas com deficiência nas salas de aula regulares em Santo André - SP, implantada em 2000. A avaliação tem dimensão municipal, visto que parte da análise da implantação do CADE (Centro de Atenção ao Desenvolvimento Educacional), departamento da Secretaria Municipal de Educação responsável por avaliar os alunos com deficiência, promover a sua inclusão nas escolas, acompanhar o seu desenvolvimento e possibilitar a capacitação profissional dos educadores, dando-lhes o suporte necessário para a sua prática. Na sua trajetória, o CADE promoveu a ampliação no número de inclusões nas escolas do município, que passou de 50, em 2000, para 950, em 2011. Ao longo dos capítulos, foram descritos fatores que possibilitaram esse crescimento em número de atendimentos; dados sobre a implantação e o desenvolvimento da política no município e formação docente relacionada à temática da inclusão; dados e análise da pesquisa aplicada a uma mostra de professores da rede; reflexões com a finalidade de analisar os pontos positivos e negativos do processo e, sobretudo, proposição de ações que permitam a melhoria da política na cidade, mediante o aprimoramento e amparo ao trabalho docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA política pública de inclusão educacional de pessoas com deficiência na rede pública municipal de Santo Andrépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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