Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10348
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabrieladosreislourenco.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os bastidores da notícia e os desafios da reportagem: uma análise das narrativas do Profissão Repórter
Autor(es): Lourenço, Gabriela dos Reis
Primeiro Orientador: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Membro da banca: Souza, Eduardo Sérgio Leão de
Membro da banca: Falcão, Luiz Felipe Novais
Resumo: Este trabalho ocupa-se com a análise narrativa do programa de jornalismo investigativo Profissão Repórter, exibido semanalmente na Rede Globo. A partir da Pesquisa Documental e por meio da Análise da Materialidade Audiovisual, três episódios do programa jornalístico sobre a temática do aborto foram analisados, com o objetivo de identificar os elementos e os recursos narrativos presentes e recorrentes no Profissão Repórter. O programa, que utiliza estratégias de autorreferencialidade e metalinguagem, expõe os mecanismos da produção jornalística e colabora para a construção do que denominamos no trabalho de Jornalismo Empático, no qual as possíveis diferenças entre os repórteres e os entrevistados são desconsideradas, afinal, ambos compõem a narrativa, são atores e personagens da reportagem e figuras da vida real.
Abstract: -
Palavras-chave: Profissão Repórter
Jornalismo empático
Rede Globo
Jornalismo investigativo brasileiro
Dramaturgia do jornalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10348
Data do documento: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:Jornalismo - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons