https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10347
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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francoribeirodossantos.pdf | 874.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise da construção da imagem dos personagens e da recepção na campanha “#joguejunto” |
Autor(es): | Santos, Franco Ribeiro dos |
Primeiro Orientador: | Villela, Cícero Costa |
Membro da banca: | Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes |
Membro da banca: | Tristão, Marise Baesso |
Resumo: | Este é um trabalho que avalia como a Vivo, empresa brasileira de telefonia, construiu a imagem dos garotos-propaganda Gabriel Jesus, Pelé e Paulinho em três comerciais da campanha “#joguejunto”, voltada para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, através de conceitos estabelecidos pelo referencial teórico. Além disso, o estudo faz uma análise de conteúdo para saber como foi a recepção da audiência dessas peças, sendo que os documentos utilizados foram os comentários referentes aos vídeos disponíveis no canal da empresa no Youtube. A hipótese trabalhada é de que inicialmente o público tenha uma avaliação positiva dos filmes, mas que com o passar do tempo essa recepção torne-se negativa por conta das más exibições dos jogadores-personagens na Copa do Mundo da Rússia. Em dois comerciais, essa ideia se confirmou integralmente. No terceiro, a hipótese foi parcialmente confirmada, visto que a razão da insatisfação do público se deu, prioritariamente, por conta de um sentimento “anti-Copa” e não por causa do desempenho dos atletas. |
Abstract: | This is a work that evaluates how Vivo, Brazilian telefone company, built the image of the advertising boys Gabriel Jesus, Pelé and Paulinho in three commercials of the "#joguejunto" campaign, geared towards the 2018 World Cup in Russia, through concepts established by the theoretical framework. In addition, the study does a content analysis to know how the reception of the audience of these pieces was, and the documents used were the comments regarding the videos available on the company channel on Youtube. The hypothesis worked is that initially the public has a positive evaluation of the films, but that over time this reception becomes negative because of poor performances of players-characters in the World Cup in Russia. In two advertisings, this idea was fully confirmed. In the third, the hypothesis was partially confirmed, because the reason for the public's dissatisfaction was mainly by the "anti-Cup" feeling and not because of the athletes' performance. |
Palavras-chave: | Recepção Propaganda Youtube Marketing Futebol Reception Advertising YouTube Marketing Soccer |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10347 |
Data do documento: | 13-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Jornalismo - TCC Graduação |
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