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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Transmitir-se para informar: o formato YouTuber como possível modelo de divulgação científica na internet
Autor(es): Montezano, Cristiane Turnes
Orientador: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Miembros Examinadores: Ferreira, Jorge Carlos Felz
Miembros Examinadores: Mata, Jhonatan Alves Pereira
Resumo: Esse artigo pretende realizar um estudo sobre os quadros “Nostalgia Ciência” e “Assuntos em PAUTA” do canal no YouTube “Nostalgia” para compreender como o formato e linguagem YouTuber, juntamente com a plataforma em que esse material está inserido, pode ser usada para disseminação da informação e divulgação científica através desse espaço público de comunicação. Para tal observaremos o formato YouTuber e tudo que o envolve, da linguagem a edição e produção; a importância do uso das novas tecnologias para disseminação da informação e divulgação científica e por fim a proposta de pensar no YouTube como um espaço público de comunicação e de fomento a propagação de informação com caráter jornalístico e científico. O canal criado pelo designer gráfico Felipe Castanhari em 20 de setembro de 2008, com a ideia inicial de relembrar programas, desenhos, filmes e jogos que marcaram seu criador durante sua infância que se passou em grande parte nos anos 90, passou por modificações em seu formato. Atualmente o canal Nostalgia apresenta um produto um pouco diferente do que comumente se vê na plataforma em que está inserido. Com um trabalho um pouco mais refinado de roteiro, produção e edição, além de trazer um conteúdo de cunho mais informativo/educativo e se apresentar como um lugar também de divulgação científica. A monografia recorre à metodologia de Análise da Materialidade Audiovisual desenvolvida por Iluska Coutinho no âmbito do grupo NJA (Núcleo de Jornalismo e Audiovisual) e também a conceitos de jornalismo descritos no livro “Dramaturgia do Telejornalismo”, da mesma autora. A partir desses conceitos podemos inferir que o hibridismo do produto, que reúne características da TV aberta quanto a técnica de edição, qualidade e composição estética da imagem e componentes, estruturas visuais com elementos da linguagem narrativa YouTuber, apresenta um modelo interessante para a divulgação científica na internet. Os audiovisuais analisados acumulam bons índices de engajamento dos internautas, com números altos de visualizações curtidas e comentários.
Resumen : -
Palabras clave : YouTube
Formato YouTuber
Divulvação científica
Canal nostalgia
Jornalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10346
Fecha de publicación : 12-dic-2018
Aparece en las colecciones: Jornalismo - TCC Graduação



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