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dc.contributor.advisor1Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Jorge Carlos Felz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944566602504271pt_BR
dc.contributor.referee2Mata, Jhonatan Alves Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4615632494533159pt_BR
dc.creatorMontezano, Cristiane Turnes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5911616491390326pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-05T21:43:23Z-
dc.date.available2019-07-19-
dc.date.available2019-08-05T21:43:23Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10346-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo pretende realizar um estudo sobre os quadros “Nostalgia Ciência” e “Assuntos em PAUTA” do canal no YouTube “Nostalgia” para compreender como o formato e linguagem YouTuber, juntamente com a plataforma em que esse material está inserido, pode ser usada para disseminação da informação e divulgação científica através desse espaço público de comunicação. Para tal observaremos o formato YouTuber e tudo que o envolve, da linguagem a edição e produção; a importância do uso das novas tecnologias para disseminação da informação e divulgação científica e por fim a proposta de pensar no YouTube como um espaço público de comunicação e de fomento a propagação de informação com caráter jornalístico e científico. O canal criado pelo designer gráfico Felipe Castanhari em 20 de setembro de 2008, com a ideia inicial de relembrar programas, desenhos, filmes e jogos que marcaram seu criador durante sua infância que se passou em grande parte nos anos 90, passou por modificações em seu formato. Atualmente o canal Nostalgia apresenta um produto um pouco diferente do que comumente se vê na plataforma em que está inserido. Com um trabalho um pouco mais refinado de roteiro, produção e edição, além de trazer um conteúdo de cunho mais informativo/educativo e se apresentar como um lugar também de divulgação científica. A monografia recorre à metodologia de Análise da Materialidade Audiovisual desenvolvida por Iluska Coutinho no âmbito do grupo NJA (Núcleo de Jornalismo e Audiovisual) e também a conceitos de jornalismo descritos no livro “Dramaturgia do Telejornalismo”, da mesma autora. A partir desses conceitos podemos inferir que o hibridismo do produto, que reúne características da TV aberta quanto a técnica de edição, qualidade e composição estética da imagem e componentes, estruturas visuais com elementos da linguagem narrativa YouTuber, apresenta um modelo interessante para a divulgação científica na internet. Os audiovisuais analisados acumulam bons índices de engajamento dos internautas, com números altos de visualizações curtidas e comentários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectFormato YouTuberpt_BR
dc.subjectDivulvação científicapt_BR
dc.subjectCanal nostalgiapt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleTransmitir-se para informar: o formato YouTuber como possível modelo de divulgação científica na internetpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Jornalismo - TCC Graduação



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