Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10317
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jussaraalvesdasilva.pdf2.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Karingana wa Karingana: brincadeiras e canções africanas
Otros títulos : Karingana wa Kingingana: african jokes and songs
Autor(es): Silva, Jussara Alves da
Orientador: Oliveira, Julvan Moreira de
Miembros Examinadores: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Santos, Aretusa
Resumo: A questão do trabalho é a viabilidade das brincadeiras e canções africanas no cotidiano escolar e de formação docente enquanto uma pedagogia de combate ao racismo, com o objetivo principal de trazer as africanidades a esse contexto através da promoção, experimentação e vivências afro referenciadas que de algum modo propiciam o contato com as culturas africanas, desmistificando as de maneira lú dica. A discussão teórico metodológica se pauta em três abordagens: a Pretagogia, de Sandra Haidée Petit; a Pedagoginga, de Allan da Rosa e a Pedagogia Griô, de Lilian Pacheco, analisadas à luz da Antropologia do imaginário de Gilbert Durand. Metodologi as essencialmente afrocentradas e/ou contra hegemônicas que subsidiam a discussão e legitimam esse trabalho no sentido da valorização e visibilidade de práticas pedagógicas pautadas na cosmovisão e cosmosensação africanas e suas contribuições à uma educaç ão inclusiva, multicultural e pluriversal. Como resultados preliminares, contudo sem ainda uma sistematização destes, levamos em consideração uma bagagem e um percurso profissional que demonstram que, no contato com as brincadeiras e canções africanas de sde a educação infantil até a formação de professores, há possibilidades de (re)educação para as relações étnico raciais de modo gradual e numa perspectiva do encantamento e valorização da ancestralidade africana e sua contribuição para a formação de ident idades e auto conceito positivos em relação à negritude bem como o respeito à diversidade intercultural. O trabalho perpassará temáticas relacionadas às africanidades presentes em estudos já realizados acerca de brincadeiras e canções tradicionais e afric anas, experiências pedagógicas afro brasileiras, algumas relações entre a antropologia do imaginário, às africanidades e à educação, além de uma possível relação entre a pesquisa ação, a pesquisa crítica de colaboração e a pedagogia culturalmente relevante de Glória Ladson Billings.
Resumen : The question of work is the viability of African songs and games in daily school life and teacher training as a pedagogy to combat racism, with the main objective of bringing Africanities into this context through the promotion, experimentation and afro referenced experiences that some form of contact with the African cultures, demystifying them in a playful way. The theoretical methodological discussion is based on three appro aches: the Pretagogy, by Sandra Haidée Petit; the Pedagoginga, by Allan da Rosa and Griod Pedagogy, by Lilian Pacheco, analyzed in the light of the anthropology of the imaginary of Gilbert Durand. Essentially afrocentrated and / or counter hegemonic method ologies that subsidize the discussion and legitimize this work towards the valorization and visibility of pedagogical practices based on the African worldview and cosmosensation and their contributions to an inclusive, multicultural and multi cultural educ ation. As a preliminary result, however, we do not yet have a systematization of these, we take into account a baggage and a professional pathway that show that in contact with African songs and games from kindergarten to teacher training, there are possib ilities of racial and ethnic relations gradually and in a perspective of the enchantment and appreciation of African ancestry and its contribution to the formation of positive identities and self concept in relation to blackness as well as respect for inte rcultural diversity. The work will cover themes related to Africanities present in studies already done on traditional and African songs and games, Afro Brazilian pedagogical experiences, some relationships between imaginary anthropology, africanities and education, as well as a possible relationship between research action, critical collaborative research, and the culturally relevant pedagogy of Gloria Ladson Billings.
Palabras clave : Brincadeiras africanas
Canções africanas
Africanidades
African games
African songs
Africanities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10317
Fecha de publicación : 8-mar-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons