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dc.contributor.advisor1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381026342612680pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Aretusa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4956528618277716pt_BR
dc.creatorSilva, Jussara Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0295905363364416pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-31T01:01:43Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-07-31T01:01:43Z-
dc.date.issued2019-03-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10317-
dc.description.abstractThe question of work is the viability of African songs and games in daily school life and teacher training as a pedagogy to combat racism, with the main objective of bringing Africanities into this context through the promotion, experimentation and afro referenced experiences that some form of contact with the African cultures, demystifying them in a playful way. The theoretical methodological discussion is based on three appro aches: the Pretagogy, by Sandra Haidée Petit; the Pedagoginga, by Allan da Rosa and Griod Pedagogy, by Lilian Pacheco, analyzed in the light of the anthropology of the imaginary of Gilbert Durand. Essentially afrocentrated and / or counter hegemonic method ologies that subsidize the discussion and legitimize this work towards the valorization and visibility of pedagogical practices based on the African worldview and cosmosensation and their contributions to an inclusive, multicultural and multi cultural educ ation. As a preliminary result, however, we do not yet have a systematization of these, we take into account a baggage and a professional pathway that show that in contact with African songs and games from kindergarten to teacher training, there are possib ilities of racial and ethnic relations gradually and in a perspective of the enchantment and appreciation of African ancestry and its contribution to the formation of positive identities and self concept in relation to blackness as well as respect for inte rcultural diversity. The work will cover themes related to Africanities present in studies already done on traditional and African songs and games, Afro Brazilian pedagogical experiences, some relationships between imaginary anthropology, africanities and education, as well as a possible relationship between research action, critical collaborative research, and the culturally relevant pedagogy of Gloria Ladson Billings.pt_BR
dc.description.resumoA questão do trabalho é a viabilidade das brincadeiras e canções africanas no cotidiano escolar e de formação docente enquanto uma pedagogia de combate ao racismo, com o objetivo principal de trazer as africanidades a esse contexto através da promoção, experimentação e vivências afro referenciadas que de algum modo propiciam o contato com as culturas africanas, desmistificando as de maneira lú dica. A discussão teórico metodológica se pauta em três abordagens: a Pretagogia, de Sandra Haidée Petit; a Pedagoginga, de Allan da Rosa e a Pedagogia Griô, de Lilian Pacheco, analisadas à luz da Antropologia do imaginário de Gilbert Durand. Metodologi as essencialmente afrocentradas e/ou contra hegemônicas que subsidiam a discussão e legitimam esse trabalho no sentido da valorização e visibilidade de práticas pedagógicas pautadas na cosmovisão e cosmosensação africanas e suas contribuições à uma educaç ão inclusiva, multicultural e pluriversal. Como resultados preliminares, contudo sem ainda uma sistematização destes, levamos em consideração uma bagagem e um percurso profissional que demonstram que, no contato com as brincadeiras e canções africanas de sde a educação infantil até a formação de professores, há possibilidades de (re)educação para as relações étnico raciais de modo gradual e numa perspectiva do encantamento e valorização da ancestralidade africana e sua contribuição para a formação de ident idades e auto conceito positivos em relação à negritude bem como o respeito à diversidade intercultural. O trabalho perpassará temáticas relacionadas às africanidades presentes em estudos já realizados acerca de brincadeiras e canções tradicionais e afric anas, experiências pedagógicas afro brasileiras, algumas relações entre a antropologia do imaginário, às africanidades e à educação, além de uma possível relação entre a pesquisa ação, a pesquisa crítica de colaboração e a pedagogia culturalmente relevante de Glória Ladson Billings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincadeiras africanaspt_BR
dc.subjectCanções africanaspt_BR
dc.subjectAfricanidadespt_BR
dc.subjectAfrican gamespt_BR
dc.subjectAfrican songspt_BR
dc.subjectAfricanitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleKaringana wa Karingana: brincadeiras e canções africanaspt_BR
dc.title.alternativeKaringana wa Kingingana: african jokes and songspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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