https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10295
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
edmarciaalvesdeandrade.pdf | 6.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A representação brasileira na Bienal de Arte de Veneza: da primeira participação em 1950 ao destaque para a edição de 1964 |
Autor(es): | Andrade, Edmárcia Alves de |
Orientador: | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia |
Miembros Examinadores: | Pifano, Raquel Quinet de Andrade |
Miembros Examinadores: | Andrade, Rodrigo Vivas |
Resumo: | A representação brasileira na Bienal de Arte de Veneza traz em si uma narrativa pouco explorada, a qual esta dissertação se propõe a organizar para compor a historiografia da arte, por meio da história das exposições. Desde a primeira tentativa de participação da delegação brasileira em Veneza, em 1948, evidenciando a estreia brasileira, em 1950, até a edição de destaque em 1964, são abordadas as comunicações oficiais que faziam parte da organização de cada representação, entre a Biennale, o governo italiano, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o governo brasileiro. Além disso, este trabalho reúne a fortuna crítica publicada na imprensa, desde as primeiras notícias a respeito da participação do Brasil em Veneza até as análises dessas participações documentadas por críticos de arte no período estudado. |
Resumen : | La rappresentazione brasiliana nella Biennale d’Arte di Venezia reca in sé una narrativa poco esplorata che questa dissertazione si propone di riorganizzare al fine di comporre una storiografia dell`arte, per mezzo della storia delle esposizioni. Saranno analizzate e approfondite le comunicazioni ufficiali, che facevano parte dell`organizzazione di ogni rappresentazione, tra la Biennale, il governo italiano, il Museo di Arte Moderna di São Paulo e il governo brasiliano, a partire dal primo tentativo di partecipazione della delegazione brasiliana a Venezia, nel 1948, che evidenzia il debutto brasiliano, nel 1950, fino all`edizione di primo piano del 1964. Inoltre, questo lavoro riunisce la fortuna critica pubblicata nella stampa, dalle prime notizie relative alla partecipazione del Brasile a Venezia e includendo le analisi di queste partecipazioni documentate dai critici di arte nel periodo studiato. |
Palabras clave : | Bienal de Arte de Veneza Representação brasileira Pavilhão Brasil Murilo Mendes Biennale d'Arte di Venezia Rappresentanza brasiliana Padiglione del Brasile Murilo Mendes |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10295 |
Fecha de publicación : | 4-abr-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons