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dc.contributor.advisor1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257pt_BR
dc.contributor.referee1Pifano, Raquel Quinet de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8296364068533223pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Rodrigo Vivas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1526956020506544pt_BR
dc.creatorAndrade, Edmárcia Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8136910287546903pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-16T16:49:33Z-
dc.date.available2019-07-16-
dc.date.available2019-07-16T16:49:33Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10295-
dc.description.abstractLa rappresentazione brasiliana nella Biennale d’Arte di Venezia reca in sé una narrativa poco esplorata che questa dissertazione si propone di riorganizzare al fine di comporre una storiografia dell`arte, per mezzo della storia delle esposizioni. Saranno analizzate e approfondite le comunicazioni ufficiali, che facevano parte dell`organizzazione di ogni rappresentazione, tra la Biennale, il governo italiano, il Museo di Arte Moderna di São Paulo e il governo brasiliano, a partire dal primo tentativo di partecipazione della delegazione brasiliana a Venezia, nel 1948, che evidenzia il debutto brasiliano, nel 1950, fino all`edizione di primo piano del 1964. Inoltre, questo lavoro riunisce la fortuna critica pubblicata nella stampa, dalle prime notizie relative alla partecipazione del Brasile a Venezia e includendo le analisi di queste partecipazioni documentate dai critici di arte nel periodo studiato.pt_BR
dc.description.resumoA representação brasileira na Bienal de Arte de Veneza traz em si uma narrativa pouco explorada, a qual esta dissertação se propõe a organizar para compor a historiografia da arte, por meio da história das exposições. Desde a primeira tentativa de participação da delegação brasileira em Veneza, em 1948, evidenciando a estreia brasileira, em 1950, até a edição de destaque em 1964, são abordadas as comunicações oficiais que faziam parte da organização de cada representação, entre a Biennale, o governo italiano, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o governo brasileiro. Além disso, este trabalho reúne a fortuna crítica publicada na imprensa, desde as primeiras notícias a respeito da participação do Brasil em Veneza até as análises dessas participações documentadas por críticos de arte no período estudado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBienal de Arte de Venezapt_BR
dc.subjectRepresentação brasileirapt_BR
dc.subjectPavilhão Brasilpt_BR
dc.subjectMurilo Mendespt_BR
dc.subjectBiennale d'Arte di Veneziapt_BR
dc.subjectRappresentanza brasilianapt_BR
dc.subjectPadiglione del Brasilept_BR
dc.subjectMurilo Mendespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleA representação brasileira na Bienal de Arte de Veneza: da primeira participação em 1950 ao destaque para a edição de 1964pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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