https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10295
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
edmarciaalvesdeandrade.pdf | 6.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3987257122606257 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pifano, Raquel Quinet de Andrade | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8296364068533223 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Rodrigo Vivas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1526956020506544 | pt_BR |
dc.creator | Andrade, Edmárcia Alves de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8136910287546903 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-16T16:49:33Z | - |
dc.date.available | 2019-07-16 | - |
dc.date.available | 2019-07-16T16:49:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10295 | - |
dc.description.abstract | La rappresentazione brasiliana nella Biennale d’Arte di Venezia reca in sé una narrativa poco esplorata che questa dissertazione si propone di riorganizzare al fine di comporre una storiografia dell`arte, per mezzo della storia delle esposizioni. Saranno analizzate e approfondite le comunicazioni ufficiali, che facevano parte dell`organizzazione di ogni rappresentazione, tra la Biennale, il governo italiano, il Museo di Arte Moderna di São Paulo e il governo brasiliano, a partire dal primo tentativo di partecipazione della delegazione brasiliana a Venezia, nel 1948, che evidenzia il debutto brasiliano, nel 1950, fino all`edizione di primo piano del 1964. Inoltre, questo lavoro riunisce la fortuna critica pubblicata nella stampa, dalle prime notizie relative alla partecipazione del Brasile a Venezia e includendo le analisi di queste partecipazioni documentate dai critici di arte nel periodo studiato. | pt_BR |
dc.description.resumo | A representação brasileira na Bienal de Arte de Veneza traz em si uma narrativa pouco explorada, a qual esta dissertação se propõe a organizar para compor a historiografia da arte, por meio da história das exposições. Desde a primeira tentativa de participação da delegação brasileira em Veneza, em 1948, evidenciando a estreia brasileira, em 1950, até a edição de destaque em 1964, são abordadas as comunicações oficiais que faziam parte da organização de cada representação, entre a Biennale, o governo italiano, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o governo brasileiro. Além disso, este trabalho reúne a fortuna crítica publicada na imprensa, desde as primeiras notícias a respeito da participação do Brasil em Veneza até as análises dessas participações documentadas por críticos de arte no período estudado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bienal de Arte de Veneza | pt_BR |
dc.subject | Representação brasileira | pt_BR |
dc.subject | Pavilhão Brasil | pt_BR |
dc.subject | Murilo Mendes | pt_BR |
dc.subject | Biennale d'Arte di Venezia | pt_BR |
dc.subject | Rappresentanza brasiliana | pt_BR |
dc.subject | Padiglione del Brasile | pt_BR |
dc.subject | Murilo Mendes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | A representação brasileira na Bienal de Arte de Veneza: da primeira participação em 1950 ao destaque para a edição de 1964 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License