Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10268
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
henriquelagechaves.pdf2.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: De comentários alheios à palavra-outra: uma compreensão ativa na direção dos sentidos para os usos de videoaulas de Geografia Escolar na Plataforma Youtube
Autor(es): Chaves, Henrique Lage
Primeiro Orientador: Amorim, Cassiano Caon
Membro da banca: Bruno, Adriana Rocha
Membro da banca: Costa, Bruno muniz Figueiredo
Membro da banca: Fonseca, André Azevedo da
Resumo: Partindo da popularização de videoaulas de Geografia Escolar por variadas faixas estarias e classes sociais, este trabalho buscou compreender esses usos com o auxílio da teoria históricocultural de Vigotski, da filosofia da linguagem de Bakhtin e Volóchinov, dos postulados de Kozinets e sua netnografia, além das contribuições de Milton Santos. Ao longo deste trabalho pudemos refletir sobre diferentes temáticas e propor contribuições inovadoras: as videoaulas como fator de renovação para Geografia Escolar; o dialético imbricamento do meio técnico científico-informacional e do ciberespaço atualmente; o encontro do edutuber com o educando por meio das videoaulas de Geografia Escolar como uma situação social de desenvolvimento; uma netnografia da Plataforma YouTube com reflexões sobre a geografia dos anúncio publicitários; no âmbito do binômio informação-conhecimento, a compreensão das linguagens da Plataforma YouTube como um gênero do discurso peculiar, e os comentários como registros cronotópicos menores. Por meio de uma leitura responsiva dos comentários registrados abaixo das videoaulas, orientamos nossa compreensão ativa para quatro sentidos: os motivos que levam os estudantes ao uso de videoaulas; suas predileções e ressalvas em relação às mesmas; a importância desse recurso pedagógico em suas rotinas diárias para planejamentos a médio e longo prazos, como vestibulares e ENEM; a tênue construção de identidade de grupo construída entre os usuários, bem como os diferentes sentimentos comunais estabelecidos.
Abstract: Starting from the popularization of School Geography video lessons by diverse aged groups and social fields, this work sought to understand these uses with the aid of Vigostki’s historical-cultural theories, Bakhtin and Volóchinov’s philosophy of language, Kozinets’ postulates and his netnography, in addition to Milton Santos’ contributions. Throughout this work, we could reflect on different themes and propose innovative contributions: the video lessons as a renewal factor for School Geography; the dialectical imbrication of the scientificinformational technical environment and the currently cyberspace; the meeting of the edutuber with the student trough the School Geography video lessons as social development situation; a netnography of YouTube platform with reflections on the geography of advertisements; in the context of binomial information-knowledge, understanding the languages of YouTube platform as a genre of peculiar discourse and comments as minor chronotopical records. Through a responsive reading of the comments recorded below the video lessons, we guide our active understanding to four senses: the reasons that lead students to the use of video lessons; their predilections and caveats in relation to them; the importance of this pedagogical resource in its daily routines for medium and long-term planning, such as college admissions and ENEM; the fine construction of group identity built between users, as well as the different communal feelings stablished.
Palavras-chave: Geografia escolar
Netnografia
Videoaula
YouTube
Teoria histórico-cultural
School geography
Netnography
Video lesson
YouTube
Historical-cultural theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10268
Data do documento: 12-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons