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dc.contributor.advisor1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9966072704077985pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Bruno muniz Figueiredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9302044788334450pt_BR
dc.contributor.referee3Fonseca, André Azevedo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5565508488791214pt_BR
dc.creatorChaves, Henrique Lage-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486943993964505pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-08T21:29:44Z-
dc.date.available2019-07-08-
dc.date.available2019-07-08T21:29:44Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10268-
dc.description.abstractStarting from the popularization of School Geography video lessons by diverse aged groups and social fields, this work sought to understand these uses with the aid of Vigostki’s historical-cultural theories, Bakhtin and Volóchinov’s philosophy of language, Kozinets’ postulates and his netnography, in addition to Milton Santos’ contributions. Throughout this work, we could reflect on different themes and propose innovative contributions: the video lessons as a renewal factor for School Geography; the dialectical imbrication of the scientificinformational technical environment and the currently cyberspace; the meeting of the edutuber with the student trough the School Geography video lessons as social development situation; a netnography of YouTube platform with reflections on the geography of advertisements; in the context of binomial information-knowledge, understanding the languages of YouTube platform as a genre of peculiar discourse and comments as minor chronotopical records. Through a responsive reading of the comments recorded below the video lessons, we guide our active understanding to four senses: the reasons that lead students to the use of video lessons; their predilections and caveats in relation to them; the importance of this pedagogical resource in its daily routines for medium and long-term planning, such as college admissions and ENEM; the fine construction of group identity built between users, as well as the different communal feelings stablished.pt_BR
dc.description.resumoPartindo da popularização de videoaulas de Geografia Escolar por variadas faixas estarias e classes sociais, este trabalho buscou compreender esses usos com o auxílio da teoria históricocultural de Vigotski, da filosofia da linguagem de Bakhtin e Volóchinov, dos postulados de Kozinets e sua netnografia, além das contribuições de Milton Santos. Ao longo deste trabalho pudemos refletir sobre diferentes temáticas e propor contribuições inovadoras: as videoaulas como fator de renovação para Geografia Escolar; o dialético imbricamento do meio técnico científico-informacional e do ciberespaço atualmente; o encontro do edutuber com o educando por meio das videoaulas de Geografia Escolar como uma situação social de desenvolvimento; uma netnografia da Plataforma YouTube com reflexões sobre a geografia dos anúncio publicitários; no âmbito do binômio informação-conhecimento, a compreensão das linguagens da Plataforma YouTube como um gênero do discurso peculiar, e os comentários como registros cronotópicos menores. Por meio de uma leitura responsiva dos comentários registrados abaixo das videoaulas, orientamos nossa compreensão ativa para quatro sentidos: os motivos que levam os estudantes ao uso de videoaulas; suas predileções e ressalvas em relação às mesmas; a importância desse recurso pedagógico em suas rotinas diárias para planejamentos a médio e longo prazos, como vestibulares e ENEM; a tênue construção de identidade de grupo construída entre os usuários, bem como os diferentes sentimentos comunais estabelecidos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectNetnografiapt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectNetnographypt_BR
dc.subjectVideo lessonpt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectHistorical-cultural theorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDe comentários alheios à palavra-outra: uma compreensão ativa na direção dos sentidos para os usos de videoaulas de Geografia Escolar na Plataforma Youtubept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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