Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10262
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
edyenisrodriguesfrango.pdf2.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: As contribuições de um curso de formação em modelagem matemática para o desenvolvimento de um guia formativo na perspectiva dos professores participantes
Author: Frango, Edyenis Rodrigues
First Advisor: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Referee Member: Detoni, Adlai Ralph
Resumo: Este trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF) cujo intento foi responder a seguinte questão: O que deve oferecer um curso de Modelagem Matemática no contexto da Educação Matemática de forma a influenciar positivamente as práticas docentes dos professores envolvidos? O objetivo geral desta pesquisa foi observar, descrever, comparar e compreender como professores de Matemática concebem Modelagem em suas futuras práticas de ensino, buscando identificar relações com suas experiências e concepções de Matemática e Ensino, no contexto da disciplina de Modelagem Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os objetivos específicos consistiram em: descrever e compreender as concepções de licenciandos/licenciados em relação à Matemática e seu ensino; descrever, interpretar e discutir as experiências pessoais com a Matemática e, particularmente, com a Modelagem, relatadas por estes sujeitos antes e após envolverem-se em um curso de formação especial em Modelagem Matemática, bem como observar, discriminar e entender esse envolvimento; e, produzir um produto educacional que atenda aos anseios da comunidade acadêmica e sirva de subsídio para a formação de professores no que diz respeito à Modelagem, e para a prática do futuro professor de Matemática que pretenda atuar neste contexto. Inicialmente foi realizada uma Pesquisa Piloto, onde se utilizou questionários com a intenção de conhecer a relação dos professores que ensinam Matemática com a Modelagem Matemática, tanto em sua formação quanto em suas práticas. As respostas a esse questionário possibilitaram estruturar a segunda fase desta pesquisa, a Pesquisa de Campo, onde se desenvolveu o produto educacional, fruto deste trabalho. Esse produto educacional consiste em um manual formativo em Modelagem Matemática, que foi elaborado a partir de um cronograma inicial proposto na disciplina de Modelagem Matemática deste programa de mestrado, levando em consideração a análise da literatura da área, os dados da Pesquisa Piloto e os questionamentos e sugestões dos professores inscritos na referida disciplina. Para tentar alcançar os objetivos traçados nessa investigação fez-se uso de uma abordagem qualitativa através da metodologia de Pesquisa-Ação, e como técnicas de coleta de dados foram utilizadas: questionários, observação, cadernos de campo, registros de áudio e documental. Análises dos dados, coletados durante toda a pesquisa, apontam que existem deficiências quanto à presença da Modelagem nos cursos de formação de professores, tanto com relação à formação desse professor para utilizá-la futuramente em suas salas de aula, quanto em disciplinas específicas de Matemática, ou seja, os formadores também não se utilizam desse recurso. Há queixas quanto aos cursos existentes na área, que se prendem excessivamente à discussão teórica e não contemplam a prática. Estes são fatores levados em conta para a construção do produto educacional que se pretende útil tanto para a formação inicial, quanto para a formação continuada do professor, para implementar tal proposta em suas salas de aula, em diferentes contextos e níveis de ensino.
Abstract: This work presents the research developed in the Professional Master in Mathematics Education (UFJF) whose purpose was to answer the following question: What should a Mathematics Modeling course offer in the context of Mathematics Education in order to positively influence the teaching practices of the teachers involved? The general objective of this research was to observe, describe, compare and understand how Mathematics teachers conceive Modeling in their future teaching practices, seeking to identify relations with their experiences and conceptions of Mathematics and Teaching, in the context of Mathematical Modeling Post-graduation in Mathematics Education of the Federal University of Juiz de Fora. And the specific objectives consisted in: describe and understand the participants' conceptions regarding Mathematics and its teaching; to describe, interpret and discuss personal experiences with Mathematics and particularly with Modeling, reported by these subjects before and after being involved in a special training course in Mathematical Modeling, as well as observe, discriminate and understand this involvement; and to produce an educational product that meets the aspirations of the academic community and serves as a subsidy for the training of teachers with respect to Modeling and for the practice of the future teacher of Mathematics who intends to act in this context. Initially a Pilot Survey was carried out, in which questionnaires were used with the intention of knowing the relationship of the teachers who teach Mathematics with Mathematical Modeling, both in its formation and in its practices. The answers to this questionnaire made it possible to structure the second phase of this research, Field Research, where the educational product was developed, the fruit of this work. This educational product consists of a training manual in Mathematical Modeling, which was elaborated from an initial timetable proposed in the discipline of Mathematical Modeling of this master program, taking into account the analysis of the literature of the area, the data of the Pilot Research and the questionings and suggestions from the teachers enrolled in said subject. In order to reach the objectives outlined in this research, a qualitative approach was used through the Research-Action methodology, and as data collection techniques were used: questionnaires, observation, field notebooks, audio and documentary records. Analyzes of the data, collected throughout the research, point out that there are deficiencies regarding the presence of Modeling in teacher training courses, both with respect to the teacher's training to use it in the future in their classrooms, as well as in specific Mathematics disciplines , that is, trainers also do not use this resource. There are complaints about the existing courses in the area, which are too much to the theoretical discussion and do not contemplate the practice. These are factors taken into account for the construction of the educational product that is intended to be useful both for the initial formation and for the continued formation of the teacher, so that he feels more secure and prepared to implement such a proposal in his classrooms, in different contexts and levels of education.
Keywords: Modelagem matemática
Formação de professores
Educação matemática crítica
Cenários para investigação
Mathematical modeling
Teacher training
Critical mathematics education
Scenarios for research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10262
Issue Date: 4-Apr-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons