Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10101
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
waniaaparecidalimadearaujolacerda.pdf572.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização de jogos na identificação da afinidade por área de conhecimento de alunos concluintes do Ensino Médio
Autor(es): Lacerda, Wânia Aparecida Lima de Araújo
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Silva, Joyce Keli do Nascimento
Resumo: Este Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Wânia Aparecida Lima de Araújo Lacerda, candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais, com alunos concluintes do terceiro ano do Ensino Médio e quatro professores da turma, tendo utilizado como recursos computadores e smartphones. Os estudantes utilizaram o aplicativo “Eis a questão”, desenvolvido pelo projeto “A ciência que fazemos” da UFJF, que revelou aos jogadores que existe ciência em todos os campos da vida, desmistificando o fazer científico, além de ter mostrado com qual área de conhecimento os futuros estudantes têm mais afinidade, servindo como uma espécie de teste vocacional. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram positivos, pois mais da metade dos jogadores conseguiu identificar com qual área de conhecimento apresenta maior afinidade, sendo este um fator importante na tomada de decisões na hora de escolherem seu curso superior, por meio de uma competição saudável, que envolveu também a cooperação, promovendo momentos de descontração e motivação dias antes do ENEM.
Abstract: -
Palavras-chave: Gamificação
Game
Competição
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10101
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.