Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10101
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
waniaaparecidalimadearaujolacerda.pdf572.35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Joyce Keli do Nascimento-
dc.creatorLacerda, Wânia Aparecida Lima de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-31T16:38:53Z-
dc.date.available2019-05-21-
dc.date.available2019-05-31T16:38:53Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10101-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Wânia Aparecida Lima de Araújo Lacerda, candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais, com alunos concluintes do terceiro ano do Ensino Médio e quatro professores da turma, tendo utilizado como recursos computadores e smartphones. Os estudantes utilizaram o aplicativo “Eis a questão”, desenvolvido pelo projeto “A ciência que fazemos” da UFJF, que revelou aos jogadores que existe ciência em todos os campos da vida, desmistificando o fazer científico, além de ter mostrado com qual área de conhecimento os futuros estudantes têm mais afinidade, servindo como uma espécie de teste vocacional. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram positivos, pois mais da metade dos jogadores conseguiu identificar com qual área de conhecimento apresenta maior afinidade, sendo este um fator importante na tomada de decisões na hora de escolherem seu curso superior, por meio de uma competição saudável, que envolveu também a cooperação, promovendo momentos de descontração e motivação dias antes do ENEM.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA utilização de jogos na identificação da afinidade por área de conhecimento de alunos concluintes do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.