Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10097
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jessicadasilvagalvaomaltoni.pdf621.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tecnologia e educação escolar: ferramentas para a conscientização ambiental no ensino fundamental
Autor(es): Maltoni, Jéssica da Silva Galvão
Primeiro Orientador: Souza, Andréa Silveira de
Membro da banca: Rodrigues, Priscila
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista Jéssica da Silva Galvão Maltoni. O projeto didático foi desenvolvido a partir de propostas metodológicas que visam garantir a utilização de tecnologias no contexto escolar para tratar dos mais variados assuntos, sendo o foco deste trabalho a contribuição para o desenvolvimento de uma consciência ambiental por parte de alunos do Ensino Fundamental, tendo como recurso tecnológico principal o smartphone, através do qual, serão utilizados aplicativos, redes sociais, imagens e vídeos para desenvolvimento das atividades propostas. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático contribuem para a desmistificação do celular em sala de aula, que ainda é visto por muitos como empecilho na escola, ou apenas um meio de lazer, descontração e troca de mensagens. A realização deste trabalho objetivou promover, através da utilização de ferramentas tecnológicas, a conscientização de toda a comunidade escolar para um fato que é de seu interesse e essencial à sua sobrevivência, como a preservação ambiental, aliando uma ferramenta tecnológica que é desprezada por muitos professores dentro da sala de aula.
Abstract: -
Palavras-chave: Tecnologia
Meio ambiente
Consciência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10097
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.