https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10097
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jessicadasilvagalvaomaltoni.pdf | 621.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Andréa Silveira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Priscila | - |
dc.creator | Maltoni, Jéssica da Silva Galvão | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T16:29:01Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28 | - |
dc.date.available | 2019-05-31T16:29:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10097 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista Jéssica da Silva Galvão Maltoni. O projeto didático foi desenvolvido a partir de propostas metodológicas que visam garantir a utilização de tecnologias no contexto escolar para tratar dos mais variados assuntos, sendo o foco deste trabalho a contribuição para o desenvolvimento de uma consciência ambiental por parte de alunos do Ensino Fundamental, tendo como recurso tecnológico principal o smartphone, através do qual, serão utilizados aplicativos, redes sociais, imagens e vídeos para desenvolvimento das atividades propostas. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático contribuem para a desmistificação do celular em sala de aula, que ainda é visto por muitos como empecilho na escola, ou apenas um meio de lazer, descontração e troca de mensagens. A realização deste trabalho objetivou promover, através da utilização de ferramentas tecnológicas, a conscientização de toda a comunidade escolar para um fato que é de seu interesse e essencial à sua sobrevivência, como a preservação ambiental, aliando uma ferramenta tecnológica que é desprezada por muitos professores dentro da sala de aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Consciência | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Tecnologia e educação escolar: ferramentas para a conscientização ambiental no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.