Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10086
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucyennechristinaoletovianafarnezi.pdf717.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Capacitação de docentes na utilização da sala de aula invertida: uma abordagem de engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Farnezi, Lucyenne Christina Oleto Viana
Primeiro Orientador: Antunes, Katiúscia Cristina Vargas
Membro da banca: Esteves, Thiago de Jesus
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Lucyenne Christina Oleto Viana Farnezi, candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido com docentes que se disponibilizaram a participar independentes de vínculo com instituições escolares, tendo utilizado como recursos o desenvolvimento de ma capacitação através da plataforma Google Classroom. Os resultados obtidos com o com o projeto foi bastante satisfatório demonstrando a necessidade de que o professor esteja sempre a frente de seu tempo e sempre participando de cursos de capacitação para que possa pro ovar aulas motivadoras e engajadoras.
Abstract: This work of completion of the Specialization Course in Information and Communication Technologies for Basic Education is composed of the memorial, report of the activities developed during the course subjects and of the didactic project developed by Lucyenne Christina Oleto Viana Farnezi, candidate for the title of specialist. The didactic project was developed with teachers who became available to participate independently of bond with school institutions, having as resources the development of ma qualification through the Google Classroom platform. The results obtained with the project were quite satisfactory, demonstrating the need for the teacher to be always ahead of his time and always participating in training courses so that he can take motivating and engaging classes.
Palavras-chave: Tecnologia
Metodologia ativa
Sala de aula invertida
Mídias
Interatividade
Technology
Active methodology
Inverted classroom
Media
Interactivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10086
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.