https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10081
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
rodrigosilvanascimento.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Gamificação como prática escolar |
Autor(es): | Nascimento, Rodrigo Silva |
Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia |
Miembros Examinadores: | Bicalho, Walter Alexandre |
Resumo: | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Básico é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Rodrigo Silva Nascimento, candidato ao título de Especialista. O objetivo deste projeto é conceituar o que é gamificação dentro do ambiente escolar, objetivando maneiras práticas de ensino, propondo algumas estratégias práticas de gamificação na escola, para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em um método colaborativo com os elementos de games em atividades da disciplina Educação Física, trazidas para a vida real dos alunos. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Zumbi de Palmares, na cidade de Governador Valadares, nos espaços abertos, como quadra e pátio, bem como na sala temática de dança na qual foram utilizados recursos como datashow, notebook, smartphones e aplicativos. A proposta apresenta atividades educativas gamificadas que buscam um modelo interdisciplinar a fim de reforçar a aprendizagem de modo divertido, buscando a interação, a cooperação e a colaboração dos alunos na construção do conhecimento. Traz imagens das atividades criativas que visam o uso das tecnologias e dispositivos tecnológicos contribuintes para a informação e comunicação no ato de aprender brincando e certificando o conhecimento que é proposto pela escola e pelo professor, por meio de regras, motivações, etapas e bonificações, bem como o aprender com o erro, focando no acerto. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Aprendizagem Gamificação Escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10081 |
Fecha de publicación : | 15-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.