https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10081
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rodrigosilvanascimento.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Gamificação como prática escolar |
Author: | Nascimento, Rodrigo Silva |
First Advisor: | Oliveira, Rita de Cássia |
Referee Member: | Bicalho, Walter Alexandre |
Resumo: | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Básico é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Rodrigo Silva Nascimento, candidato ao título de Especialista. O objetivo deste projeto é conceituar o que é gamificação dentro do ambiente escolar, objetivando maneiras práticas de ensino, propondo algumas estratégias práticas de gamificação na escola, para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em um método colaborativo com os elementos de games em atividades da disciplina Educação Física, trazidas para a vida real dos alunos. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Zumbi de Palmares, na cidade de Governador Valadares, nos espaços abertos, como quadra e pátio, bem como na sala temática de dança na qual foram utilizados recursos como datashow, notebook, smartphones e aplicativos. A proposta apresenta atividades educativas gamificadas que buscam um modelo interdisciplinar a fim de reforçar a aprendizagem de modo divertido, buscando a interação, a cooperação e a colaboração dos alunos na construção do conhecimento. Traz imagens das atividades criativas que visam o uso das tecnologias e dispositivos tecnológicos contribuintes para a informação e comunicação no ato de aprender brincando e certificando o conhecimento que é proposto pela escola e pelo professor, por meio de regras, motivações, etapas e bonificações, bem como o aprender com o erro, focando no acerto. |
Abstract: | - |
Keywords: | Aprendizagem Gamificação Escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10081 |
Issue Date: | 15-Dec-2018 |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.