Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10033
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jaquelinealvesdeolieveiragomes.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Métodos de ensino e os estilos de aprendizagem dos discentes
Autor(es): Gomes, Jaqueline Alves de Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Tiago Vieira Teixeira dos
Membro da banca: Soares, Fabrício Pereira
Membro da banca: Mendes, Júlio César
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar os métodos de ensino e como eles se relacionam com os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa parte da suposição de que a relação entre os métodos de ensino e os estilos de aprendizagem podem favorecer o processo ensino-aprendizagem. Inicialmente foi feita revisão de literatura sobre os conceitos de métodos de ensino e aprendizagem. Por se tratar de um estudo de caso quali-quantitativo, a coleta dos dados sobre a frequência de uso dos métodos de ensino ocorreu através de questionário com uso da escala de Likert aplicada aos docentes das disciplinas Contabilidade Básica I, Contabilidade Básica II, Contabilidade de Custos, Estrutura das Demonstrações Contábeis e Contabilidade Informatizada. Os dados coletados foram correlacionados com a pesquisa já realizada sobre estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis a partir do modelo de avaliação de David Kolb. A partir dos resultados encontrados, foi possível identificar que o método de ensino por experimentação é o menos utilizado, e os métodos de ensino por conceitos, fatos e procedimentos são os mais utilizados pelos docentes envolvidos na pesquisa. Ao correlacionar os métodos de ensino com os estilos de aprendizagem, identificou-se que o método de ensino menos utilizado – experimentação – tem relação com os estilos de aprendizagem menos predominantes - divergente e acomodador. E os métodos de ensino mais utilizados – conceitos, fatos e procedimentos – se relacionam com os estilos de aprendizagem predominantes – assimilador e convergente.
Abstract: The aim of this study was to identify the teaching methods and how they are related to the Accounting Sciences program students' learning styles. The research starts from a supposition that the link between teaching methods and learning styles can favor the teaching and learning process. Initially, literature review was done on the concepts of teaching and learning methods. Because of the quali-quantitative nature of the study, data collection on teaching method usage frequency was conducted by a survey using Likert scale applied to the professors of the subjects: Basic Accounting I, Basic Accounting II, Cost Accounting, Financial Statements Structure and Computerized Accounting. The data collected were correlated with the research already done on the Accounting Sciences program students' learning styles, based on David Kolb's learning style inventory. From the results obtained, it was possible to identify that the less used teaching method by the professors involved in the research is the experimental teaching, and the most used are the conceptual teaching, Factual teaching and procedural teaching. By correlating teaching methods to learning styles, it was identified that the less used teaching method - experimental - is related to the less common learning styles - diverging and accommodating. And the most used teaching methods - conceptual, factual and procedural - are related to the most common learning styles - assimilating and converging.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Métodos de ensino
Estilos de aprendizagem
Teaching
Learning
Teaching methods
Learning styles
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10033
Data do documento: 3-Dez-2018
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Campus JF - TCC Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.