Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10033
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jaquelinealvesdeolieveiragomes.pdf1.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Métodos de ensino e os estilos de aprendizagem dos discentes
Autor(es): Gomes, Jaqueline Alves de Oliveira
Orientador: Santos, Tiago Vieira Teixeira dos
Miembros Examinadores: Soares, Fabrício Pereira
Miembros Examinadores: Mendes, Júlio César
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar os métodos de ensino e como eles se relacionam com os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa parte da suposição de que a relação entre os métodos de ensino e os estilos de aprendizagem podem favorecer o processo ensino-aprendizagem. Inicialmente foi feita revisão de literatura sobre os conceitos de métodos de ensino e aprendizagem. Por se tratar de um estudo de caso quali-quantitativo, a coleta dos dados sobre a frequência de uso dos métodos de ensino ocorreu através de questionário com uso da escala de Likert aplicada aos docentes das disciplinas Contabilidade Básica I, Contabilidade Básica II, Contabilidade de Custos, Estrutura das Demonstrações Contábeis e Contabilidade Informatizada. Os dados coletados foram correlacionados com a pesquisa já realizada sobre estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis a partir do modelo de avaliação de David Kolb. A partir dos resultados encontrados, foi possível identificar que o método de ensino por experimentação é o menos utilizado, e os métodos de ensino por conceitos, fatos e procedimentos são os mais utilizados pelos docentes envolvidos na pesquisa. Ao correlacionar os métodos de ensino com os estilos de aprendizagem, identificou-se que o método de ensino menos utilizado – experimentação – tem relação com os estilos de aprendizagem menos predominantes - divergente e acomodador. E os métodos de ensino mais utilizados – conceitos, fatos e procedimentos – se relacionam com os estilos de aprendizagem predominantes – assimilador e convergente.
Resumen : The aim of this study was to identify the teaching methods and how they are related to the Accounting Sciences program students' learning styles. The research starts from a supposition that the link between teaching methods and learning styles can favor the teaching and learning process. Initially, literature review was done on the concepts of teaching and learning methods. Because of the quali-quantitative nature of the study, data collection on teaching method usage frequency was conducted by a survey using Likert scale applied to the professors of the subjects: Basic Accounting I, Basic Accounting II, Cost Accounting, Financial Statements Structure and Computerized Accounting. The data collected were correlated with the research already done on the Accounting Sciences program students' learning styles, based on David Kolb's learning style inventory. From the results obtained, it was possible to identify that the less used teaching method by the professors involved in the research is the experimental teaching, and the most used are the conceptual teaching, Factual teaching and procedural teaching. By correlating teaching methods to learning styles, it was identified that the less used teaching method - experimental - is related to the less common learning styles - diverging and accommodating. And the most used teaching methods - conceptual, factual and procedural - are related to the most common learning styles - assimilating and converging.
Palabras clave : Ensino
Aprendizagem
Métodos de ensino
Estilos de aprendizagem
Teaching
Learning
Teaching methods
Learning styles
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10033
Fecha de publicación : 3-dic-2018
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis - Campus JF - TCC Graduação



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.