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Type: Dissertação
Title: Gestão do conhecimento no setor público brasileiro: a utilização do Modelo de Conversão do Conhecimento na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Lucca, João Paulo Guilhermino de
First Advisor: Santiago, Cássia Viviani Silva
Referee Member: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Referee Member: Vieira, Soraia Marcelino
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida a partir do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACC/UFJF). O caso de pesquisa teve como tema o gerenciamento do conhecimento, utilizando como metodologia de estudo o Modelo de Conversão do Conhecimento, composto por quatro eixos (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização). O local escolhido para a realização deste trabalho foi a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), setor situado na UFJF, onde se buscou verificar de que forma o Modelo de Conversão do Conhecimento pode ser utilizado no gerenciamento do conhecimento. Assim, o objetivo geral estabelecido foi analisar a Gestão do Conhecimento da PROAE com base no Modelo de Conversão do Conhecimento. Para alcançar esse objetivo, a dissertação perpassou os seguintes caminhos: apresentação do Modelo, com detalhamento explicativo dos quatro eixos; diagnóstico referente à administração do conhecimento na PROAE; e a elaboração de um Plano de Ação, contemplando os resultados obtidos por meio da pesquisa. A realização do diagnóstico foi possível a partir da aplicação de um questionário semiestruturado com os servidores da PROAE, de modo a captar suas percepções acerca de cada eixo do Modelo; da análise documental, que abrangeu materiais impressos e virtuais utilizados pelo setor; e de relatório advindo da pesquisa participante, considerando que o autor da pesquisa atua como servidor do local de enfoque deste estudo. Com base nos resultados obtidos, foi possível elencar as principais necessidades observadas para cada eixo que compõe o Modelo de Conversão do Conhecimento, tais como: desenvolvimento de ferramentas que promovam a integração da equipe, criação de meios de aprimoramento da manipulação dos dados que possam ser utilizados no processo de tomada de decisão; aplicação de práticas que melhorem a memória da PROAE e o resgate evolutivo da história setorial; registro de reuniões e conhecimentos advindos de cursos de capacitação e eventos. A partir dessas e outras constatações verificadas na pesquisa, elaborou-se um Plano de Ação indicando um conjunto de ferramentas que possam ser aplicadas na PROAE, de modo a melhorar o gerenciamento do conhecimento.
Abstract: The present dissertation was developed from the Professional Master in Public Administration (PROFIAP), Faculty of Administration and Accounting Sciences of the Federal University of Juiz de Fora (FACC / UFJF). The research case had as its theme the knowledge management, using as a study methodology the Knowledge Conversion Model, composed of four axes (Socialization, Outsourcing, Combination and Internalization). The place chosen to carry out this work was the Student Assistance Department (PROAE), a sector located at UFJF, where it was sought to verify how the Knowledge Conversion Model can be used in knowledge management. Thus, the general objective was to analyze the Knowledge Management of PROAE based on the Knowledge Conversion Model. To reach this goal, the dissertation covered the following paths: presentation of the Knowledge Conversion Model, with explanatory detail of the four axes; diagnosis related to knowledge management in PROAE; and the elaboration of an Action Plan, contemplating the results obtained through the diagnosis. The realization of the diagnosis was possible through the application of a semistructured questionnaire with the PROAE servers, in order to capture their perceptions about each axis of the Model; of the documentary analysis, which included printed and virtual materials used by the sector; and of report coming from the participant research, considering that the author of the research acts as server of the place of focus of this study. Based on the results obtained, it was possible to list the main needs observed for each axis that makes up the Knowledge Conversion Model, such as: development of tools that promote the integration of the team, creation of means to improve the manipulation of data that can be used in the decision-making process; application of practices that improve the memory of PROAE and the evolutionary rescue of the history of the sector; registration of meetings and knowledge arising from training courses and events. From these and other findings verified in the research, an Action Plan was prepared indicating a set of tools that can be applied in PROAE, in order to improve knowledge management.
Keywords: Gestão do conhecimento
Modelo de conversão do conhecimento
Assistência estudantil
Knowledge management
Knowledge conversion model
Student assistance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Program: Mestrado profissional em Administração Pública (Andifes)
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10011
Issue Date: 1-Mar-2019
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