Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10007
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
alessandrakirchmeyervianelo.pdf2.01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Abordando o conceito de energia mecânica através da experimentação
Otros títulos : Approaching the concept of mechanical energy through experimentation
Autor(es): Vianelo, Alessandra Kirchmeyer
Orientador: Tagliati, José Roberto
Co-orientador: Oliveira, Emanuel José Reis de
Miembros Examinadores: Silva, Glauco dos Santos Ferreira da
Miembros Examinadores: Menezes, Paulo Henrique Dias
Resumo: É reconhecido que no ensino tradicional, especificamente no Ensino por Transmissão em que o professor é aquele que domina o conteúdo, o estudante mantém uma atitude passiva, não reflexiva e não questionadora. Essa postura por parte dos professores e dos alunos vai contra aquilo que é entendido como um processo de ensino-aprendizagem significativo, entendido como um processo por meio do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. Neste trabalho, procuramos superar a passividade por parte dos alunos e promover uma aprendizagem significativa através de uma sequência didática que abordou os conceitos de energia mecânica e sua conservação pelo viés da experimentação. A sequência didática foi composta por 14 aulas, sendo a primeira e a última destinadas, respectivamente, à aplicação de um Pré-teste e um Pós-teste. Estes foram compostos de questões abertas nas quais os estudantes responderam textualmente perguntas que envolviam situações-problema sobre energia mecânica. As 12 aulas restantes foram destinadas às atividades experimentais que perpassaram noções relacionadas, especificamente, às energias cinética, potencial gravitacional e elástica. Algumas aulas foram destinadas à leitura de textos e à mostra de vídeos relacionados ao cotidiano dos estudantes. Em outras aulas ocorreu a formalização dos conceitos de energia mecânica. Todo material produzido textualmente pelos alunos no Pré e Pós-teste foi submetido à análise de conteúdo. Essa análise permitiu identificar três tipos de concepções, nomeadamente concepções científicas (CC), concepções parcialmente científicas (CPC) e concepções não-científicas (CNC). Foi percebido que a sequência didática utilizada na presente pesquisa promoveu uma notória mudança das concepções dos estudantes, passando de concepções não-científicas às concepções científicas e parcialmente científicas. Ponderamos, portanto, que o uso de uma sequência didática, tal qual utilizada nesta investigação, apresenta um grande potencial para abordagem do conceito de energia mecânica e sua conservação.
Resumen : It is recognized that in traditional teaching, specifically Teaching by Transmission, in which the teacher is the one who dominates the content, the student keeps a passive, non-reflective and non-questioning attitude. This attitude on the part of teachers and students goes against what is understood as a significant teachinglearning process, in the sense of a process through which a new information (a new knowledge) relates in a non-arbitrary and substantive (non-literal) way to the cognitive structure of the learner. In this work, we try to overcome passivity on the part of the students and promote a meaningful learning through a didactic sequence which has approached the concepts of mechanical energy and its conservation by the experimentation bias. The didactic sequence was composed of 14 classes, being the first and the last destined to, respectively, the application of a Pre-test and Posttest. These were composed of open ended questions in which students answered textually questions involving problem-situations about mechanical energy. The remaining 12 classes were destined to experimental activities that permeated concepts related specifically to the energies kinetic, potential gravitational and elastic. Some classes were devoted to the reading of texts and the exhibition of videos related to the daily life of the students. In other classes the formalization of the concepts of mechanical energy took place. All material textually produced by the students in the Pre and Post-test was submitted to content analysis. This analysis allowed identifying three types of conceptions, namely scientific conceptions (SC), partially scientific conceptions (PSC) and non-scientific conceptions (NSC). It was noticed that the didactic sequence used in the present research promoted a notorious change in the conceptions of the students, going from non-scientific conceptions to scientific and partially scientific conceptions. We therefore consider that the use of a didactic sequence as used in this research presents a great potential to approach the concept of mechanical energy and its conservation.
Palabras clave : Ensino de física
Experimentação
Energia mecânica
Physics teaching
Experimentation
Mechanical energy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Física (SBF)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10007
Fecha de publicación : 13-feb-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.