Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10007
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alessandrakirchmeyervianelo.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tagliati, José Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709003E8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Emanuel José Reis de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790431Y4pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Glauco dos Santos Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705787Z8pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705154Y6pt_BR
dc.creatorVianelo, Alessandra Kirchmeyer-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8676688J6pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-16T15:42:09Z-
dc.date.available2019-05-13-
dc.date.available2019-05-16T15:42:09Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10007-
dc.description.abstractIt is recognized that in traditional teaching, specifically Teaching by Transmission, in which the teacher is the one who dominates the content, the student keeps a passive, non-reflective and non-questioning attitude. This attitude on the part of teachers and students goes against what is understood as a significant teachinglearning process, in the sense of a process through which a new information (a new knowledge) relates in a non-arbitrary and substantive (non-literal) way to the cognitive structure of the learner. In this work, we try to overcome passivity on the part of the students and promote a meaningful learning through a didactic sequence which has approached the concepts of mechanical energy and its conservation by the experimentation bias. The didactic sequence was composed of 14 classes, being the first and the last destined to, respectively, the application of a Pre-test and Posttest. These were composed of open ended questions in which students answered textually questions involving problem-situations about mechanical energy. The remaining 12 classes were destined to experimental activities that permeated concepts related specifically to the energies kinetic, potential gravitational and elastic. Some classes were devoted to the reading of texts and the exhibition of videos related to the daily life of the students. In other classes the formalization of the concepts of mechanical energy took place. All material textually produced by the students in the Pre and Post-test was submitted to content analysis. This analysis allowed identifying three types of conceptions, namely scientific conceptions (SC), partially scientific conceptions (PSC) and non-scientific conceptions (NSC). It was noticed that the didactic sequence used in the present research promoted a notorious change in the conceptions of the students, going from non-scientific conceptions to scientific and partially scientific conceptions. We therefore consider that the use of a didactic sequence as used in this research presents a great potential to approach the concept of mechanical energy and its conservation.pt_BR
dc.description.resumoÉ reconhecido que no ensino tradicional, especificamente no Ensino por Transmissão em que o professor é aquele que domina o conteúdo, o estudante mantém uma atitude passiva, não reflexiva e não questionadora. Essa postura por parte dos professores e dos alunos vai contra aquilo que é entendido como um processo de ensino-aprendizagem significativo, entendido como um processo por meio do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. Neste trabalho, procuramos superar a passividade por parte dos alunos e promover uma aprendizagem significativa através de uma sequência didática que abordou os conceitos de energia mecânica e sua conservação pelo viés da experimentação. A sequência didática foi composta por 14 aulas, sendo a primeira e a última destinadas, respectivamente, à aplicação de um Pré-teste e um Pós-teste. Estes foram compostos de questões abertas nas quais os estudantes responderam textualmente perguntas que envolviam situações-problema sobre energia mecânica. As 12 aulas restantes foram destinadas às atividades experimentais que perpassaram noções relacionadas, especificamente, às energias cinética, potencial gravitacional e elástica. Algumas aulas foram destinadas à leitura de textos e à mostra de vídeos relacionados ao cotidiano dos estudantes. Em outras aulas ocorreu a formalização dos conceitos de energia mecânica. Todo material produzido textualmente pelos alunos no Pré e Pós-teste foi submetido à análise de conteúdo. Essa análise permitiu identificar três tipos de concepções, nomeadamente concepções científicas (CC), concepções parcialmente científicas (CPC) e concepções não-científicas (CNC). Foi percebido que a sequência didática utilizada na presente pesquisa promoveu uma notória mudança das concepções dos estudantes, passando de concepções não-científicas às concepções científicas e parcialmente científicas. Ponderamos, portanto, que o uso de uma sequência didática, tal qual utilizada nesta investigação, apresenta um grande potencial para abordagem do conceito de energia mecânica e sua conservação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Física (SBF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnergia mecânicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectMechanical energypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleAbordando o conceito de energia mecânica através da experimentaçãopt_BR
dc.title.alternativeApproaching the concept of mechanical energy through experimentationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.