https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10170
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
sergiopereiraandrade.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O baixo desempenho em matemática e os fatores intraescolares: estudo de caso em uma escola estadual de Ladainha (MG) |
Autor(es): | Andrade, Sérgio Pereira |
Orientador: | Kistemann Júnior, Marco Aurélio |
Miembros Examinadores: | Neubert, Luiz Flávio |
Miembros Examinadores: | Aguiar, Glauco da Silva |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, analisa os fatores intraescolares que interferem no desempenho em Matemática, dos alunos do Terceiro ano da Escola Estadual de Ladainha, localizada no município de Ladainha/Minas Gerais, instituição que vem tendo baixo desempenho nas avaliações externas em âmbito nacional e estadual. Para entender tais dificuldades, tomamos como problema a seguinte questão: que fatores internos têm determinado o insucesso em Matemática da Escola Estadual de Ladainha nas avaliações externas? Com base neste questionamento, o presente estudo procurou analisar os possíveis elementos que vêm causando o baixo desempenho da escola, concentrando-se na organização/gestão escolar, na formação e práticas pedagógicas dos professores e no clima escolar que possam ter influenciado a situação. A pesquisa de campo, de caráter qualitativo, utilizou como instrumentos a análise documental, a observação, as entrevistas com a equipe pedagógica e professores e os questionários com os alunos do Terceiro ano do Ensino Médio. Os dados obtidos com estes instrumentos foram analisados a partir do referencial teórico trazido nos estudos de Candian e Rezende (2012, 2013), Franco e Bonamino (2005, 2007), além de outros autores que abordam a eficácia escolar. A pesquisa de campo nos apontou que o trabalho de monitoramento desenvolvido pela equipe pedagógica precisa ser melhorado; que alguns dos projetos desenvolvidos pela escola podem contribuir para a melhoria do desempenho dela; que o bom clima da escola pode ser um fator mais bem explorado. O capítulo propositivo consiste em ações para melhorar as práticas da atual gestão, no que se refere ao monitoramento e assessoramento das práticas pedagógicas aplicadas junto aos atores da escola, garantindo melhorias no desempenho dos estudantes da Escola Estadual de Ladainha. |
Resumen : | The present dissertation, developed in the professional postgraduate program in evaluation management of public education, analyzes the intraschool factors that interfere in the performance in mathematics of the students of the third grade of the State School of Ladainha, located in the city of Ladainha / Minas Gerais, an institution that has been performing poorly in external evaluations at the national and state levels. To understand such difficulties, we take as a problem the following question: to understand such difficulties, we take as a problem the following question: what internal factors have determined the failure in mathematics of the state school of Ladainha in external evaluations? Based on this questioning, the present study sought to analyze the possible elements that have been causing the low performance of the school, concentrating on school organization / management, the training and pedagogical practices of teachers and the school climate that may have influenced the situation. The field research, of qualitative character, used as instruments the documentary analysis, the observation, the interviews with the pedagogical team and teachers and the questionnaires with the students of the third grade of high school. The data obtained with these instruments were analyzed from the theoretical framework brought in the studies of Candian and Rezende (2012,2013), Franco and Bonamino (2005, 2007), as well as other authors that address the escolar efficacy. Field research has pointed out that the monitoring work developed by the pedagogical team needs to be improved; that some of the projects developed by the school can contribute to the improvement of its performance; that the good school climate may be a better explored factor. The propositional chapter consists of actions to improve the practices of the current management, regarding the monitoring and access of pedagogical practices applied to the actors of the school, guaranteeing improvements in the performance of the students of the State School of Ladainha. |
Palabras clave : | Fatores intraescolares Clima escolar Gestão Práticas pedagógicas Cotidiano escolar Intraschool factors School climate Management Pedagogical practices Everyday life |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10170 |
Fecha de publicación : | 30-oct-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.