Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19649
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
analuizavieiramorais.pdfPDF/A2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Narrativas masculinistas e misoginia digital: o papel de Thiago Schutz na propagação do discurso Red Pill no Brasil
Autor(es): Morais, Ana Luiza Vieira
Orientador: Oliveira, Luiz Ademir de
Miembros Examinadores: Leal, Paulo Roberto Figueira
Miembros Examinadores: Fernandes, Carla Montuori
Resumo: Esta dissertação examina a ascensão do masculinismo e da comunidade Red Pill no Brasil, com ênfase em 54 vídeos e 2 imagens publicados entre 1° e 15 de fevereiro de 2025 no Instagram do coach Thiago Schutz, além de apontamentos de seu livro Pílulas de Realidade – Autoconhecimento, propósito, dinheiro e mulheres (2022) e em sua participação no programa Morning Show da Jovem Pan. A pesquisa investiga como a midiatização das relações sociais (Rodrigues, 1990; Braga, 2012) e as plataformas digitais, especialmente o Instagram (Karhawi, 2017), configuram-se como espaços de construção e performance de identidades masculinas dentro desse movimento misógino. A partir de uma revisão teórica sobre gênero e sexualidade (Butler, 2024; Foucault,1999) e mídia, a pesquisa discute o debate em torno da manutenção da masculinidade hegemônica (Connell e Messerschimidt, 2013) em contraposição aos avanços promovidos pelo feminismo (Hooks, 2024), analisando o papel das redes sociais na difusão de discursos de gênero e na perpetuação da violência simbólica. Além disso, examina a chamada “crise da masculinidade” e a ascensão do masculinismo Red Pill (Zuckerberg, 2018) como uma reação a transformações socioculturais contemporâneas, caracterizando-se, muitas vezes, pela negação de direitos e pela rejeição à diversidade de identidades de gênero. Com base na análise de conteúdo (Bardin, 2011), identificou-se o uso de metáforas misóginas, narrativas de desvalorização feminina e técnicas de manipulação emocional, além da consolidação das redes como espaços de legitimação de uma masculinidade pautada no controle e na dominação.
Resumen : This dissertation examines the rise of masculinism and the Red Pill community in Brazil, focusing on 54 videos and two images published between February 1 and 15, 2025, on coach Thiago Schutz's Instagram, as well as notes from his book "Pílulas de Realidade – Autoconhecimento, propósito, dinheiro e mulheres" (2022) and his appearance on Jovem Pan's Morning Show. The research investigates how the mediatization of social relations (Rodrigues, 1990; Braga, 2012) and digital platforms, especially Instagram (Karhawi, 2017), are configured as spaces for the construction and performance of masculine identities within this misogynistic movement. Based on a theoretical review of gender and sexuality (Butler, 2024; Foucault, 1999) and the media, this research discusses the debate surrounding the maintenance of hegemonic masculinity (Connell and Messerschimidt, 2013) in contrast to the advances promoted by feminism (Hooks, 2024). It analyzes the role of social media in the dissemination of gender discourses and the perpetuation of symbolic violence. Furthermore, it examines the so-called "crisis of masculinity" and the rise of Red Pill masculinism (Zuckerberg, 2018) as a reaction to contemporary sociocultural transformations, often characterized by the denial of rights and the rejection of the diversity of gender identities. Based on content analysis (Bardin, 2011), the use of misogynistic metaphors, narratives of female devaluation, and emotional manipulation techniques were identified, in addition to the consolidation of social media as spaces for legitimizing a masculinity based on control and domination.
Palabras clave : Red Pill
Violência de gênero
Masculinismo
Machosfera
Instagram
Feminismo
Gender-based violence
Masculinism
Machosphere
Feminism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19649
Fecha de publicación : 11-jun-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons