Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19649
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analuizavieiramorais.pdfPDF/A2.1 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Carla Montuori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731982225546672pt_BR
dc.creatorMorais, Ana Luiza Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T15:49:02Z-
dc.date.available2025-10-21-
dc.date.available2025-10-22T15:49:02Z-
dc.date.issued2025-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19649-
dc.description.abstractThis dissertation examines the rise of masculinism and the Red Pill community in Brazil, focusing on 54 videos and two images published between February 1 and 15, 2025, on coach Thiago Schutz's Instagram, as well as notes from his book "Pílulas de Realidade – Autoconhecimento, propósito, dinheiro e mulheres" (2022) and his appearance on Jovem Pan's Morning Show. The research investigates how the mediatization of social relations (Rodrigues, 1990; Braga, 2012) and digital platforms, especially Instagram (Karhawi, 2017), are configured as spaces for the construction and performance of masculine identities within this misogynistic movement. Based on a theoretical review of gender and sexuality (Butler, 2024; Foucault, 1999) and the media, this research discusses the debate surrounding the maintenance of hegemonic masculinity (Connell and Messerschimidt, 2013) in contrast to the advances promoted by feminism (Hooks, 2024). It analyzes the role of social media in the dissemination of gender discourses and the perpetuation of symbolic violence. Furthermore, it examines the so-called "crisis of masculinity" and the rise of Red Pill masculinism (Zuckerberg, 2018) as a reaction to contemporary sociocultural transformations, often characterized by the denial of rights and the rejection of the diversity of gender identities. Based on content analysis (Bardin, 2011), the use of misogynistic metaphors, narratives of female devaluation, and emotional manipulation techniques were identified, in addition to the consolidation of social media as spaces for legitimizing a masculinity based on control and domination.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação examina a ascensão do masculinismo e da comunidade Red Pill no Brasil, com ênfase em 54 vídeos e 2 imagens publicados entre 1° e 15 de fevereiro de 2025 no Instagram do coach Thiago Schutz, além de apontamentos de seu livro Pílulas de Realidade – Autoconhecimento, propósito, dinheiro e mulheres (2022) e em sua participação no programa Morning Show da Jovem Pan. A pesquisa investiga como a midiatização das relações sociais (Rodrigues, 1990; Braga, 2012) e as plataformas digitais, especialmente o Instagram (Karhawi, 2017), configuram-se como espaços de construção e performance de identidades masculinas dentro desse movimento misógino. A partir de uma revisão teórica sobre gênero e sexualidade (Butler, 2024; Foucault,1999) e mídia, a pesquisa discute o debate em torno da manutenção da masculinidade hegemônica (Connell e Messerschimidt, 2013) em contraposição aos avanços promovidos pelo feminismo (Hooks, 2024), analisando o papel das redes sociais na difusão de discursos de gênero e na perpetuação da violência simbólica. Além disso, examina a chamada “crise da masculinidade” e a ascensão do masculinismo Red Pill (Zuckerberg, 2018) como uma reação a transformações socioculturais contemporâneas, caracterizando-se, muitas vezes, pela negação de direitos e pela rejeição à diversidade de identidades de gênero. Com base na análise de conteúdo (Bardin, 2011), identificou-se o uso de metáforas misóginas, narrativas de desvalorização feminina e técnicas de manipulação emocional, além da consolidação das redes como espaços de legitimação de uma masculinidade pautada no controle e na dominação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRed Pillpt_BR
dc.subjectViolência de gêneropt_BR
dc.subjectMasculinismopt_BR
dc.subjectMachosferapt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectGender-based violencept_BR
dc.subjectMasculinismpt_BR
dc.subjectMachospherept_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleNarrativas masculinistas e misoginia digital: o papel de Thiago Schutz na propagação do discurso Red Pill no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons