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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção do magistério da rede municipal de Juiz de Fora/Mg sobre a gestão democrática: construções e desafios
Autor(es): Eiras, Naiana Silva Vilela
Primeiro Orientador: Martins, André Silva
Membro da banca: Rodrigues, Rubens Luiz
Resumo: Esta pesquisa tematiza a gestão democrática nas escolas públicas de Juiz de Fora/MG a partir da posição do magistério municipal. A motivação para a pesquisa surgiu da experiência da autora como professora nessa rede, em que se pôde observar, em sua prática cotidiana, diferentes formas de gestão escolar e a implementação do princípio da gestão democrática. O objetivo da pesquisa é analisar a percepção das/os trabalhadoras/es da educação sobre a gestão democrática e como essas construções podem influenciar as práticas de gestão escolar e educacional. Foi aplicado um questionário para o magistério municipal de Juiz de Fora/MG, levantando dados sobre o perfil das pessoas respondentes e suas percepções sobre a gestão democrática. A pesquisa contou com a participação espontânea de 47 docentes, um número que representa uma amostra de um universo de mais de 2.000 profissionais da rede municipal. No plano teórico, o estudo reconhece que o avanço de políticas neoliberais e, por conseguinte, do gerencialismo na educação tende a esvaziar o sentido democrático das práticas de gestão, priorizando metas e resultados em detrimento da participação coletiva e do debate plural. Nessa linha, evidencia a importância da participação ativa de todos os membros da comunidade escolar — professores, alunos, pais e funcionários — na administração das escolas, promovendo uma educação pública alinhada ao princípio da gestão democrática. A análise dos dados empíricos demonstra que a gestão democrática é amplamente reconhecida como um elemento essencial para a promoção de uma educação de qualidade e para o fortalecimento da escola pública. No entanto, também revelam tensões entre as expectativas dos educadores e as práticas institucionais, especialmente em um cenário de crescente influência de modelos de gestão empresariais na educação
Abstract: -
Palavras-chave: Gestão democrática
Educação pública
Magistério municipal
Juiz de Fora
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17606
Data do documento: 9-Out-2024
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