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dc.contributor.advisor1Martins, André Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0792955379609832pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Rubens Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742561480615281pt_BR
dc.creatorEiras, Naiana Silva Vilela-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-31T12:19:17Z-
dc.date.available2024-10-09-
dc.date.available2024-10-31T12:19:17Z-
dc.date.issued2024-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17606-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tematiza a gestão democrática nas escolas públicas de Juiz de Fora/MG a partir da posição do magistério municipal. A motivação para a pesquisa surgiu da experiência da autora como professora nessa rede, em que se pôde observar, em sua prática cotidiana, diferentes formas de gestão escolar e a implementação do princípio da gestão democrática. O objetivo da pesquisa é analisar a percepção das/os trabalhadoras/es da educação sobre a gestão democrática e como essas construções podem influenciar as práticas de gestão escolar e educacional. Foi aplicado um questionário para o magistério municipal de Juiz de Fora/MG, levantando dados sobre o perfil das pessoas respondentes e suas percepções sobre a gestão democrática. A pesquisa contou com a participação espontânea de 47 docentes, um número que representa uma amostra de um universo de mais de 2.000 profissionais da rede municipal. No plano teórico, o estudo reconhece que o avanço de políticas neoliberais e, por conseguinte, do gerencialismo na educação tende a esvaziar o sentido democrático das práticas de gestão, priorizando metas e resultados em detrimento da participação coletiva e do debate plural. Nessa linha, evidencia a importância da participação ativa de todos os membros da comunidade escolar — professores, alunos, pais e funcionários — na administração das escolas, promovendo uma educação pública alinhada ao princípio da gestão democrática. A análise dos dados empíricos demonstra que a gestão democrática é amplamente reconhecida como um elemento essencial para a promoção de uma educação de qualidade e para o fortalecimento da escola pública. No entanto, também revelam tensões entre as expectativas dos educadores e as práticas institucionais, especialmente em um cenário de crescente influência de modelos de gestão empresariais na educaçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectMagistério municipalpt_BR
dc.subjectJuiz de Forapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA percepção do magistério da rede municipal de Juiz de Fora/Mg sobre a gestão democrática: construções e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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